Home > Notícias

Primeiras impressões: testamos o monitor de 27” da Apple com Thunderbolt

Lançado em julho nos Estados Unidos, produto custa 3.600 reais no Brasil e usa tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade da Intel

Macworld / EUA

19/09/2011 às 11h51

Foto:

O monitor Thunderbolt Display da Apple pode ser o mais inteligente da história. Recebemos uma unidade na última semana e começamos imediatamente a testar os novos recursos do produto, que possui suporte para a tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade da Intel.
 
As especificações do Thunderbolt Display (que custa a bagatela de R$3.600 no Brasil e US$ 999 nos EUA) são impressionantes, mas não muito diferentes do LED Cinema Display, lançado no ano passado pela Apple.

Ambos são monitores de 27 polegadas e LED backlit com conector para carregar um notebook e três portas USB 2.0. O Thunderbolt Display possui uma câmera HD para videochamadas no FaceTime, enquanto que o Cinema Display possui uma câmera iSight.

 
O que o Thunderbolt tem de novo – e que é muito interessante – é a adição de uma porta FireWire 800 e outra Gigabit Ethernet, além de (obviamente) uma Thunderbolt na parte traseira do monitor. Você tem todas essas três entradas extras, e ao mesmo, menos cabos para ligar ao seu Mac – os cabos da MiniDisplay Port e do conector do USB 2.0 foram substituídos por uma única conexão Thunderbolt.
 
monitorthunderbolt00.jpg
O Thunderbolt Display (à direita) possui mais opções de conexão do que o Cinema Display (esq.)
 
Se você tem, digamos, um disco rígido FireWire 800, pode conectá-lo ao Thunderbolt Display. Esse HD é então conectado ao Mac por meio da tecnologia Thunderbolt. A Ethernet e o USB funcionam de maneira parecida.
 
MacBook Air e Thunderbolt Display
O Thunderbolt Display, que foi anunciado em julho juntamente com o novo MacBook Air, deve ser mais atraente para os donos dos modelos 2011 do Air, trazendo algumas conexões de dados realmente rápidas para o notebook mais portátil da Apple.

Até então, o Air nunca teve suporte para usar aparelhos externos Gigabit Ethernet ou FireWire 800. Antes da chegada do monitor com Thunderbolt, conectar um MacBook Air a uma LAN cabeada exigia um conector opcional USB para Ethernet, e os drives externos ficavam limitados a lentas velocidades de transferência do USB 2.0.

 
Os novos MacBook Air usam o controle Eagle Peak Thunderbolt, que oferece dois canais Thunderbolt de 10 Gbps e suporte para uma conexão DisplayPort.
monitorthunderbolt02.jpg
Cabos MagSafe e Thunderbolt à frente e conectores MiniDisplay Port, USB e MagSafe, ao fundo
 
Para testar os novos recursos, conectamos os cabos MagSafe e Thudnerbolt do Thunderbolt Display para um MacBook Air 2011 de 13 polegadas. Fizemos a conexão com a nossa LAN usando o conector Ethernet do monitor. A conexão apareceu rapidamente nas nossas preferências de sistemas da Rede.
 
Depois, conectamos um disco Promise Pegasus R6 à porta Thunderbolt, na parte de trás da tela. O drive apareceu automaticamente no desktop do MacBook Air. Em seguida, conectamos o disco RAID Promise SmartStor DS4600 à porta FireWire 800, na parte traseira do monitor. Mais uma vez, o disco apareceu automaticamente no desktop.
 
MacBook Pro e Thunderbolt Display
Os novos MacBook Pros, iMacs e Mac Minis usam o controle Light Ridge Thunderbolt, que oferece quatro canais bidirecionais Thunderbolt e suporta duas conexões DisplayPort.
 
Depois, conectamos o Thunderbolt Display a um MacBook Pro de 17 polegadas e foi possível ligar os dois RAIDs, conectar-se à LAN por meio da porta Ethernet do monitor e fazer a conexão do Mini DisplayPort do LED Cinema Display a uma segunda porta Thunderbolt no Promise Pegasus R6.

O monitor foi instantaneamente reconhecido e pudemos ligar duas telas de 27 polegadas juntamente com o monitor embutido do MacBook Pro – isso, meus amigos, é tela para ninguém botar defeito.

monitorthunderbolt07.jpg
Abundância de telas na Macworld: Cinema Display, MacBook Pro e ThunderBolt Display (esq. para dir.)
 
O Thunderbolt Display exige o sistema Mac OS X 10.6.8 ou mais recente, e um Mac equipado com a tecnologia Thunderbolt. O Mac Pro é o único modelo da linha de computadores da Apple que precisa ser atualizado com suporte para a tecnologia Thunderbolt.
 
Vale lembrar que a tecnologia Thunderbolt não é mais exclusiva dos aparelhos da Apple, uma vez que a Intel anunciou recentemente a chegada da tecnologia aos PCs com Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail