Home > Notícias

Primeiras unidades do Raspberry Pi, PC de US$ 25, começam a ser entregues

Originalmente desenvolvido para fins educacionais, aparelho ganhou novas utilidades e consegue criar e editar documentos, exibir vídeos e rodar games.

PCWorld/US

16/04/2012 às 16h55

Foto:

Depois de meses de espera e um frenesi que surpreendeu inclusive seus desenvolvedores, o PC Raspberry Pi começa a chegar às mais dos consumidores. “Desde sua aparição a demanda tem sido extraordinária, e agora estamos enviando os aparelhos para uma primeira leva de consumidores”, afirmou Glenn Jarett, porta-voz da RS Components, uma das distribuidoras, no Reino Unido. “Estamos trabalhando junto ao fabricante para encomendar mais unidades e atender a todos os pedidos o mais rápido possível.”

As primeiras dez mil unidades foram comercializadas em minutos em fevereiro. Os que ainda não conseguiram o seu podem comprá-lo nos portais dos distribuidores oficiais: Allied Electronics, Premier Farneel e a própria RS Components

Poder e preço
O Raspberry Pi tem o tamanho de uma carteira e deve ser ligado a um monitor e um teclado. Com processador ARM, ele vem em dois modelos: um com 256 MB de RAM, que inclui uma porta USB, sai por 25 dólares, e o outro, com duas portas USB, 512 MB de RAM e conexão Ethernet, custa 35 dólares. O modelo mais caro começou recentemente a ser distribuída e, por ter se esgotado rapidamente, pode ser encontrada no site eBay por um preço bem maior.

O computador vem com o Fedora Linux como sistema operacional, mas o Debian e o Arch Linux também são compatíveis. A Canonical, por enquanto, não adaptou o Ubuntu para que ele também seja suportado.

Originalmente desenvolvido para encorajar crianças a aprenderem programação, o diminuto dispositivo ganhou novas utilidades, servindo para a criação e edição de documento, jogar games e assistir vídeos em alta definição. Abaixo, Liam Fraser, da Fundação Raspberry Pi, demonstra do que ele é capaz.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail