Home > Notícias

Primeiro “PC Open Source” de arquitetura Intel chega às lojas por US$ 200

Placa-mãe é volta a entusiastas e desenvolvedores de soluções embarcadas. Esquemáticos e design estão disponíveis sob uma licença Creative Commons.

Agam Shah, IDG News Service

31/07/2013 às 19h43

Foto:

O primeiro “PC Open Source” baseado na arquitetura Intel já está disponível a desenvolvedores interessados em novas aplicações para a arquitetura x86 ou entusiastas interessados em montar seus próprios sistemas.

Batizado de “MinnowBoard”, o PC é na verdade uma placa-mãe desenvolvida em parceria pela Intel e CircuitCo Electronics, uma empresa especializada em placas-mãe Open Source, e começou a chegar às revendas nos EUA neste mês com preço sugerido de US$ 200.

Os esquemáticos e arquivos de design da placa estão disponíveis sob uma licença Creative Commons e podem ser duplicados. A Intel já havia anteriormente compartilhado designs para servidores através do projeto Open Compute do Facebook, mas estes eram voltados principalmente a grandes empresas que projetam e constroem seus próprios servidores. A MinnowBoard, que mede pouco mais de 10 x 10 cm, é o primeiro hardware Open Source baseado na arquitetura Intel projetado para entusiastas e desenvolvedores.

minnowboard-500px.jpg
MinnowBoard: processador Atom de 32 Bits e 1 GB de RAM

Ficha técnica

A MinnowBoard é baseada em um processador Intel Atom E640, um chip de 32 Bits que foi originalmente lançado em 2010, acompanhado por 1 GB de RAM DDR2, uma porta HDMI para conexão a monitores e TVs de alta-definição, uma interface de rede Gigabit Ethernet, portas USB e um slot para cartões microSD para armazenamento removível. Também há oito pinos de GPIO (General Purpose I/O) para comunicação com dispositivos externos.

O firmware da máquina, baseado na especificação UEFI, também é Open Source, possibilitando o desenvolvimento de ambientes personalizados de boot seguro. Entre os possíveis usos da MinnowBoard estão o desenvolvimento e testes de aplicações em sistemas embarcados.

A Minnowboard está disponível em revendas online incluindo a Digi-Key, Farnell, Mouser Electronics e Newark. A Intel e a CircuitCo também estabeleceram um site para uma comunidade online em minnowboard.org, com especificações técnicas e mais informações sobre a placa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail