Home > Notícias

Primeiro carro híbrido flex do mundo é apresentado no Brasil

Modelo é um Toyota Corolla e será fabricado na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Lançamento deve acontecer em outubro

Da Redação

18/04/2019 às 18h00

Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Toyota apresentou na última quarta-feira (17), em São Paulo, o primeiro carro com propulsão híbrido flex do mundo, o que significa que ele pode ser abastecido tanto pelos combustíveis tradicionais (etanol e gasolina) quanto por eletricidade. O modelo é o clássico Corolla e será produzido na cidade de Indaiatuba, interior paulista.

É importante destacar que o automóvel não utiliza o mesmo mecanismo presente nos carros elétricos, que são recarregados por uma tomada adaptada. Em vez disso, utiliza uma tecnologia chamada "flex fuel", que armazena a propulsão elétrica em uma segunda bateria dentro do carro. Essa propulsão é gerada a partir do uso dos combustíveis, cujo consumo deve reduzir em mais de 20%.

Ou seja, basicamente, o Corolla flex fuel ainda é um veículo que queima combustível e polui a atmosfera, porém reduz o consumo de energia e as emissões em 20%. O que acontece é que o gás do combustível é usado primeiro para gerar uma pequena carga elétrica, e só então fazer com que o automóvel comece a rodar.

O projeto da Toyota recebeu investimento de R$ 1 bilhão e deve gerar 900 empregos diretos. A previsão é que a versão adaptada do Corolla seja lançada em outubro no Brasil, com possibilidade de exportação para outros países da América Latina. Preços não foram revelados.

Com informações: Agência Brasil

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail