Home > Notícias

Primeiro vídeo do YouTube foi ao ar há exatos cinco anos

"Me at the Zoo" mostra um dos fundadores do site no zoológico de San Diego (EUA). Serviço foi comprado pela Google em 2006 por US$ 1,65 bilhão.

Redação do IDG Now!

23/04/2010 às 14h47

Foto:

 

Há exatamente cinco anos, em 23 de abril de 2005, era carregado o primeiro vídeo do YouTube. Com 19 segundos de duração, "Me at the Zoo" foi filmado por Yakov Lapitsky e mostra Jawed Karim, um dos fundadores do site, no Zoológico de San Diego (EUA).

A data oficial de nascimento da empresa, no entanto, é outra: fevereiro de 2005. Sete meses depois, em novembro, o site receberia investimentos da Sequoia Capital. O lançamento oficial foi em dezembro de 2005.

O YouTube foi comprado pela Google em novembro de 2006 por 1,65 bilhão de dólares. Em 2009, o atual CEO da empresa, Eric Schmidt, admitiu que a cifra foi 1 bilhão de dólares superior ao que a empresa realmente valia.

Segundo dados internos de setembro de 2009, o YouTube recebe uma carga de 20 horas de vídeo a cada minuto. Já a comScore apontou em relatório divulgado em janeiro de 2010 que os sites do Google, como o YouTube, foram responsáveis por 12,2 bilhões de visualizações de vídeo nos EUA - 39,4% do total.

Ao contrário do site, "Mee at the Zoo" não pode ser considerado um sucesso. Em cinco anos, teve quase 2 milhões de visualizações - menos de cem visitas ao dia, em média. Em compensação, o clipe de "Barbie Girl", da banda Aqua, teve 32,3 milhões de exibições. Apesar de ser listado como o mais visto, não está mais no ar por causa de violações de direito do autor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail