Home > Notícias

Primeiros Windows phone chegam ao Brasil por meio da Tim

Além dos Windows Mobile 6.5, aparelhos oferecem serviço de backup MyPhone e acesso à loja de aplicativos Microsoft Marketplace.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

06/10/2009 às 13h50

windows_phone_150.jpg
Foto:

windows_phone_150.jpgA Microsoft anunciou nesta terça-feira (6/10) o lançamento dos seus três primeiros "Windows phones", smartphones que combinam o sistema operacional Windows Mobile 6.5 a serviços online da Microsoft, em parceria com a operadora Tim. Segundo o presidente da Microsoft no Brasil, Michel Levy, o "Windows phone não é o dispositivo, mas sim o conceito", materializado em aparelhos de outros fabricantes.

O anúncio do Windows phone confirma o que o CEO da empresa, já havia informado: que a Microsoft não terá um smartphone próprio, qualificando globalmente aparelhos de empresas como Samsung, HTC, LG, Toshiba e Acer com a marca "Windows phones".

Leia também: 
>> Review: Confira o teste com o Windows phone HTC Pure

Alguns modelos de aparelhos lançados hoje (Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Romênia, França, China, Reino Unido, Espanha e Portugal, entre outros) já trazem o Windows Mobile 6.5 que oferece atalhos para o serviço de backup MyPhone e para a loja de aplicativos Windows Marketplace - conjunto de serviços que configura o Windows phone.

Os três primeiros modelos que chegam ao Brasil sob o novo conceito serão o HTC Touch 2, o Samsung Omnia 2 e o LG GW550, e que têm preços entre 1,2 mil reais e 2 mil reais em planos pré-pagos, de acordo com o Tim. Os modelos começam a ser vendidos em novembro.

Em desenvolvimento desde fevereiro, o MyPhone permitirá que usuários sincronizem dados do seu celular, como contatos, mensagens de texto, e-mails e fotos com um servidor da Microsoft. Caso o aparelho seja perdido, as informações poderão ser recuperadas em outro smartphones.

Loja de aplicativos
Rival da App Store, da Apple, a Windows Marketplace permitirá que desenvolvedores ofereçam aplicativos para usuários do Windows Mobile 6.5, com liberade para escolha do preço. Segundo a Microsoft, brasileiros acessarão o serviço em português e poderão comprar aplicativos em dólar ou real, com cobrança por cartão de crédito ou na fatura da operadora.

Além do catálogo em inglês, usuários da Windows Marketplace já podem encontrar softwares em portugês para download, como aplicativos do Bradesco para acesso a dados bancários ou do LBS Local com informações em tempo real sobre trânsito.

Os três aparelhos anunciados também contarão tanto atalhos para a plataforma de serviços online Live, da Microsoft, que inclui a versão móvel do pacote corporativo Office.

Com ela, os smartphones podem visualizar e editar planilhas e textos no Excel e no Word, respectivamente, ou visualizar apresentações PowerPoint.

Até o final do ano, a Microsoft espera ter lançado cerca de 30 modelos de smartphones que carreguem a marca “Windows phone” em 20 países.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail