Home > Dicas

Principais dúvidas sobre o fim da venda e suporte ao Windows XP

Prestes a ser descartado em novos PCs, Windows XP ainda está envolto de dúvidas. Confira respostas para as mais intringantes.

ComputerWorld/EUA

26/06/2008 às 20h01

Foto:

SELO_PEQUENO.jpgO Windows XP começa o último passo de sua longa caminhada em direção à aposentadoria em 30 de junho, quando termina seu ciclo de vida para ser pré-instalado em micros.

A data é o prazo final dado pela Microsoft para que fabricantes de computadores parem de vender PCs com o antigo sistema operacional, além de parar de repassar ao varejo cópias em caixas do sistema.

Mais sobre o downgrade do Vista:
> Em 1º ano, Vista é assombrado pelo downgrade
> Ouça: Microsoft explica SP3 do XP e downgrade

Mesmo com o prazo prestes a terminar, ainda são muitas as dúvidas que pairam sobre a provável (mas não totalmente confirmada) morte do Windows XP. O IDG Now! compilou estes questionamentos na lista abaixo. Confira.

A Microsoft deu algum sinal que pode desistir da aposentadoria do XP?

Mais ou menos.

No começo de junho, a Microsoft estendeu suas exceções para o final da disponibilidade do sistema operacional ao anunciar que permitiria que fabricantes de desktops de baixo custo pré-instalassem o XP Home até o final de junho de 2011.

Foi a segunda vez em dois meses que a companhia relaxou a decisão que pararia de oferecer licenças do Windows XP a integradores após 30 de junho.
++++
No começo de abril, a companhia afirmou que permitiria que fabricantes de ultraportáteis usassem o Windows XP por mais três anos.

A Microsoft alegou que a mudança se originou com pedidos de parceiros, inclusive integradores, mas não afirmou nada sobre sistemas operacionais rivais - principalmente o Linux - que vinham tentando ganhar participação no setor.

"Algo que a Microsoft ouviu bem claramente, tanto de clientes como parceiros, é o desejo de ter o Windows em uma nova classe de aparelhos", afirmou uma porta-voz da empresa no começo de junho.

Isto significa que não haverá mudanças na data oficial para varejo e integradores em 30 de junho?
Exatamente.

Quando os fabricantes de PCs mais conhecidos pararão de vender PCs com Windows XP?
Não há data definida - até que eles queiram pode ser a melhor resposta.

Três dos quatro integradores mais importantes do mundo - HP, Acer e Lenovo - confirmaram que venderão máquinas equipadas com Windows XP além do limite oficial da Microsoft.

Apenas a Dell, segundo colocado em vendas no último trimestre pelo Gartner e pelo IDC, planeja colocar um fim às vendas de micros com XP um pouco antes que isto - a empresa estendeu o prazo original para o dia 26 de junho.

Não se esqueça, porém, que a Microsoft permitirá que fabricantes e varejistas vendam seus já existentes estoques de cópias do Windows XP após 30 de junho, ao invés de retirar das prateleiras os produtos na data.

Quais PCs com Windows XP estarão disponíveis após 30 de junho pela cláusula de downgrade?
Isto depende do fabricante.

Alguns fabricantes usarão os direitos de downgrade para vender micros originalmente ofertados com as versões Business e Ultimate do Windows Vista com uma cópia do Windows XP Professional pré-instalada a partir do dia 30 de junho.
++++
A Lenovo e a HP, por exemplo, continuarão a ofertar opções com downgrade até o final de janeiro e julho de 2009, respectivamente.

A Dell, que foi a primeira integradora a anunciar que se apoiaria nos direitos de downgrade para continuar a vender PCs com Windows XP, forneceu detalhes muito específicos sobre quais modelos de desktops e laptops venderá após o prazo.

Na sua página de vendas de Home & Home Office, a Dell afirmou que ofereceria o Windows XP Pro como downgrade nos sistemas XPS 630, 720 H2C e M1730.

O downgrade da Dell será gratuito?
Não. Nos Estados Unidos, usuários que escolherem a opção pagarão uma taxaSELO_VOLTAR.jpg extra de 20 dólares para a entrega dos
PCs com o sistema. Interessados na linha Vostro pagarão entre 20 dólares e 50
dólares pela "atualização".

Brasileiros interessados na promoção terão que pagar valor máximo de 25 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail