Home > Notícias

Problema impede que iPhone encontre sinal de operadora

Segundo usuários, a falha acontece após o aparelho passar por uma região sem serviço e retornar a uma área coberta; celular não encontra mais a rede

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

25/11/2009 às 9h47

Foto:

Você está com seu iPhone funcionando, entra em uma área sem serviço (um túnel, por exemplo) e, após retornar a uma região coberta pela operadora,  não consegue mais fazer ligações, pois o aparelho não recupera o sinal. Pois é o que está acontecendo com alguns usuários do smartphone da Apple.

No fórum da fabricante, vários consumidores reclamam do mesmo problema. Segundo um usuário, que se identificou como Neil, “isso acontece diariamente”. Ele afirma que viaja diariamente e que o problema torna o aparelho “impossível de ser utilizado”.

No caso do aparelho de testes de Macworld Brasil (um iPhone 3G de 16 GB, atualizado, sem jailbreak),  o problema também já foi identificado. Nesse caso, o aparelho só voltava a encontrar o sinal da operadora após fazer o reboot (desligado e ligado novamente).

iphoneproblema300

Sinal que não volta no iPhone: entrar no modo Avião pode driblar o problema

E vários leitores escreveram para a redação relatando o mesmo problema (veja comentários no final da nota).  "Já reclamei na Vivo, que é minha operadora, mas o atendente diz que nada pode ser feito, pois se trata de uma falha de software", afirma Thiago S. Arima. Para solucionar a questão, a dica de nosso leitores é colocar e retirar o aparelho do modo Avião.

E você já enfrentou esse tipo de problema com o seu iPhone? Escreva para a gente.

Comentários dos leitores:
Comigo acontece algo semelhante, quando meu Iphone fica sem sinal, e eu volto para uma área com sinal, ele fica um bom tempo para encontrar! E esse bom tempo, pode chegar a horas.... O que geralmente faço é entrar nas configurações colocar em modo avião e tirar do modo avião novamente, pois isso faz com que o aparelho busque sinal novamente!
Peterson Albuquerque Rodrigues

Tenho um iPhone 3G de 8 GB e não diria que ele não encontra mais o sinal da operadora, mas, sim, leva um período exagerado para encontrar. Ao invés de desligar eu forço a busca entrando em ajustes – geral – rede e desativo o 3G.
Em um outro momento (quando vou trafegar dados, por exemplo) eu ativo no 3G novamente. Tem dado certo.
Rubens Jose Gualdieri Junior

Tenho um iPhone 3G 8GB original, ou seja, sem desbloqueio. De fato esse problema relatado também acontece comigo e com outros conhecidos que possuem o aparelho. Quando entramos em uma área de sombra (no meu caso elevadores do meu prédio e a garagem) ao retornar para área de cobertura o sinal só volta após algum procedimento, seja o desligar/ligar do aparelho ou, mais frequentemente, colocar o aparelho no modo avião e depois de algum tempo tornar a ligar o sinal. Sem algum dos procedimentos acima cerca de 80% das vezes o aparelho fica buscando o sinal e acaba "sem serviço". Já reclamei na Vivo que é minha operadora mas o atendente diz que nada pode ser feito pois se trata de uma falha de software.
Thiago S. Arima

Já passei por esse problema, mas não é necessário fazer o reboot. Simplesmente ativem o modo avião e desativem em seguida. Assim ele volta a procurar a rede como se tivesse sido desligado e em segundos acha a rede.
Thaisa Medeiros

Tenho um iPhone  3G da Vivo e também encontro o mesmo problema ao recuperar o sinal depois de perdê-lo. 
Fernando de Oliveira

O meu também, tenho um 3G de 8GB com jailbreak. Ele só volta a funcionae depois de colocar e tirar do modo avião!
 Gabriel Araujo

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail