Home > Notícias

Problema na rede social Facebook deixa 150 mil usuários sem acesso

Empresa admite problema técnico e afirma que usuários afetados podem ter perdido atualizações feitas recentemente.

IDG News Service

13/10/2009 às 12h22

Foto:

Durante a última semana, milhares de usuários da rede virtual Facebook não conseguiram acessar suas contas devido a uma falha técnica com o servidor. A queda afetou 150 mil pessoas, ou seja, 0,05% dos 300 milhões de usuários da maior rede social do mundo.

O Facebook está restaurando lentamente as contas dos usuários afetados, apesar da perda de alguns dados. A empresa manteve a informação em sigilo até segunda-feira (12/10), quando divulgou nota ao site de notícias CNET, dizendo que o problema foi causado por uma “falha técnica com um único banco de dados” e que “não teve nada relacionado com ataques de crackers ou outras atividades maliciosas”.

A assessora do Facebook, Brandee Barker, declarou que os danos causados pela queda dos servidores serão reparados o mais rápido o possível. “Nossa equipe de engenheiros está trabalhando nisso e todos os usuários afetados já devem ter seus acessos normalizados.”

De acordo com o CNET, os usuários afetados receberam a seguinte mensagem: “Você pode não ter conseguido acessar sua conta nos últimos dias. Pedimos desculpas pela inconveniência; um problema técnico afetou um pequeno número de contas do Facebook, incluindo a sua. Estamos fazendo o melhor para restaurar sua conta para o estado mais recente, mas alguns dados e configurações podem estar desatualizados. Para sua segurança, revertemos suas configurações de privacidade para o mais restrito possível. Talvez você queira alterar essas configurações.”

Apesar de não ter sido uma falha grave, a queda revela uma fragilidade em potencial do Facebook. Se a falha de um servidor afetou 150 mil pessoas, um problema com mais servidores afetaria uma quantidade significante de usuários, entre eles empresas e organizações. Com a integração da vida social online, a segurança do site se tornou um interesse público de grande importância.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail