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Problemas no iTunes travam ativação do iPhone 3G

Falhas de conexão com o iTunes faz com que telefone seja ativado parcialmente e não funcione para maior parte dos compradores em Nova York e San Francisco.

IDG News Service e Computerworld/EUA

11/07/2008 às 16h27

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Os primeiros compradores do iPhone 3G nos Estados Unidos hoje saíram da Apple Store de Nova York desapontados, quando os métodos usados pela Apple para ativar os novos celulares deram problema.  Falhas nos servidores do iTunes fizeram com que os compradores, que ficaram horas na fila, saíssem da loja sem poder usar o iPhone 3G, e a operadora AT&T recomendar aos clientes que terminassem o processo de ativação em suas casas. 

Foi o caso de Adolfo Peralta, que ficou 1h30 esperando na fila antes da abertura da loja do SoHo, às 8h (horário local). "Tenho dois telefones e nenhum deles funciona. Agora tenho que achar um telefone público para fazer uma ligação".

Os funcionários da Apple Store desativaram o iPhone original para ativar o novo, mas o processo não foi completado porque não conseguiram conectar ao iTunes. Peralta disse que se sentiu enganado por sair da loja com nenhum iPhone funcionando. "Esperei um tempão, mas não achei que valei a pena". Apesar disso, ele disse que estava "extasiado" por ser um dos primeiros a ter o aparelho 3G.

Outros clientes relataram problemas similares ao sair da loja, por volta das 10h30 (11h30 no Brasil). Anoele Perillo, que chegou antes das 7h à loja do SoHo, estava esperando fora do estabelecimento, aguardando uma resolução. "Todos os sistemas estão fora do ar", afirmou. Ela comentou ainda que os funcionários da Apple Store estavam desligando os computadores para tentar resolver os problemas.

Jason Pinsky, diretor de tecnologia de uma empresa de roupas em Nova York, também atribuiu os problemas de ativação que teve na loja do SoHo à rede do iTunes. Embora seu iPhone 3G conseguisse realizar ligações, ele não pôde utilizar os recursos do iPod, já que parte da ativação no iTunes não conseguiu ser completada, graçås a problemas de rede.

A Apple pede aos clientes que ativem o iPhone 3G nas lojas que comprarem o aparelho. Esse não era um requisito para a compra do iPhone original, que foi lançado um ano atrás. A companhia não retornou aos pedidos de informação sobre os problemas ocorridos.

Um funcionário da loja do SoHo disse apenas que ninguém ali era qualificado para comentar o problema, e que alguns clientes conseguiram sair com o iPhone 3G funcionando.

Enquanto a espera da ativação do iPhone continuava na Apple Store do SoHo, mais clientes chegavam para comprar o aparelho, em uma fila que se manteve por toda a manhã. Problemas similares foram relatados na loja da Apple na Quinta Avenida, em Nova York, e nas lojas de San Francisco.

Um grupo de ativistas ambientais chamado Waiting for Apples, que foi o primeiro a acampar na loja da Quinta Avenida uma semana atrás para comprar o iPhone 3G e fazer um protesto, ainda aguardava pela ativação por volta das 11h30, segundo um dos participantes, que pediu para não ser identificado.

Ele disse ainda que os funcionários da loja consideraram que o problema da ativação era um "engasgo" e que tudo iria correr bem, antes que outro "soluço" acontecesse. Por volta das 7h30, havia cerca de 1.000 pessoas na fila da Apple Store da Quinta Avenida.

Na Inglaterra, problemas com o software da operadora O2 na loja da Apple de Londres também causaram problemas de ativação.

A operadora AT&T relatou também que as vendas em suas lojas do iPhone 3G e sua consequente ativação foram suspensas na manhã de sexta por conta de problemas com a conexão com o iTunes 7.7, necessário para configurar o aparelho.

Segundo um porta-voz da AT&T, ocorre um erro também para os donos de iPhones antigos que tentam atualizar o sistema operacional para a nova versão 2.0, quando surge uma mensagem de erro no iTunes dizendo que a página não foi encontrada. Os problemas são do iTunes, não da rede da AT&T, de acordo com a porta-voz.

Ryan Faas, colaborador do Computerworld Estados Unidos, teve os mesmos problemas com a ativação do iPhone 3G e disse por, por e-mail, que "aparentemente a iTunes Store está sobrecarregada e trava o iTunes na tela de "acessando a iTunes Store. As lojas da AT&T estão com o mesmo problema, e os vendedores da operadora mandam os compradores para terminar o processo em casa, para destravar os telefones por conta própria usando o iTunes. Agora, estou em casa, com meu novo iPhone-peso-de-papel na minha frente, e uma tela de espera no iTunes".

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