Home > Notícias

Problemas levam Toshiba a adiar lançamento de baterias movidas a etanol

Prometidas para o fim de março, baterias DMFC da Toshiba sofrem atraso devido a problemas não revelados em alguns componentes.

IDG News Service / Japão

23/03/2009 às 9h47

Foto:

A Toshiba começará a vender suas primeiras baterias carregadas por células de metanol (direct-methanol fuel-cell - DMFC) mais tarde que o esperado. A companhia informou nesta segunda-feira (23/03) que enfrenta problemas de segurança com alguns componentes dos carregadores DMFC, mas não detalhou, entretanto, quais são as dificuldades.

Em uma apresentação realizada no início do ano, o presidente da companhia, Atsutoshi Nishida, disse que os  carregadores a base de metanol seriam lançados no primeiro trimestre. Agora, a Toshiba diz que a  tecnologia não estará disponível antes do fim do ano.

Os carregadores DMFC são fontes de energia portáteis usadas para recarregar gadgets em poucos segundos, em vez de colocá-los na tomada. No futuro, a tecnologia virá com os laptops e celulares da Toshiba.

As baterias DMFC produzem eletricidade a partir da reação entre metanol, água e ar. Os subprodutos são um pouco de vapor de água e dióxido de carbono. O DMFC é considerado uma fonte de energia bem mais ecológica do que as baterias tradicionais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail