Home > Notícias

Processador de 48 núcleos, da Intel, poderá ter ‘visão’ para interagir com as pessoas

Notebooks ou desktops com câmeras e telas 3D poderão usar recursos do chip experimental da empresa, dispensando teclado, mouse ou joysticks.

Redação da PC WORLD

09/12/2009 às 16h13

Foto:

A Intel demonstrou um processador experimental de 48 núcleos totalmente programáveis. É o maior número já utilizado em um único chip de silício, que refaz muitas das estratégias usadas nos atuais designs para notebooks, PCs e servidores. Esse chip futurístico oferece cerca de 10 a 20 vezes o número de mecanismos de processamento instalados dentro dos mais populares processadores Intel CoreT.

A Intel planeja compreender melhor como agendar e coordenar todos os núcleos desse modelo experimental para os seus futuros chips comerciais. Por exemplo, futuros notebooks com capacidade de processamento dessa magnitude poderiam ter "visão", da mesma forma que os humanos podem ver objetos e movimentos com grande precisão.

Imagine, por exemplo, algum dia interagir com um computador para uma lição de dança virtual ou para compras online em lojas que utilizem futuros notebooks com câmeras e telas 3D para mostrar a você um "espelho" de você mesmo vestindo as roupas que você tem interesse em comprar. Incline, vire e assista como o tecido fica em você e como as cores complementam o tom da sua pele.

Esse tipo de interação poderia eliminar a necessidade de teclados, controles remotos ou joysticks para jogos. A Intel planeja fabricar 100 ou mais desses chips experimentais para serem usados pelas dezenas de colaboradores de pesquisas industriais e acadêmicas de todo o mundo, com o objetivo de desenvolver novos aplicativos e modelos de programação de software para futuros processadores multi-core.

Detalhes sobre a arquitetura e os circuitos do chip deverão ser publicados em um estudo na Conferência Internacional de Circuitos em Estados Sólido em fevereiro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail