Home > Notícias

Processador Xeon com 10 núcleos para servidores será lançado até junho

Também chamado de Westmere-EX, chip da Intel sucede o modelo Nehalem-EX. Servidores com 8 soquetes poderão executar 160 threads ao mesmo tempo

IDG News Service

18/02/2011 às 11h49

Foto:

A próxima geração de processadores Xeon com 10 núcleos voltado servidores chegará ao mercado ainda neste semestre, declarou um porta-voz da Intel na quinta-feira (17/2).

O chip, que também é chamado de Westmere-EX, sucede o modelo Nehalem-EX, que foi lançado no ano passado e incluia até oito núcleos. A companhia não quis comentar sobre a velocidade de clock, mas, com um número maior de núcleos e melhor latência, o novo processador deve ser mais rápido que a versão anterior.

Outro questão importante é que ele foi projetado para os servidores de alto desempenho como, por exemplo, de banco de dados, e que rodará em servidores com até oito soquetes, sendo cada núcleo físico capaz de executar duas threads, permitindo que os servidores executem 160 threads simultaneamente.

O chip também usa um soquete compatível com os processadores da geração anterior, o que tornará mais fácil para os clientes realizar um upgrade. "Dois sistemas de soquete executando Westmere-EX suportam até 2 TB de memória", afirmou a empresa.

O Westmere-EX será desenvolvido com o processo de fabricação de 32 nanômetros, melhor do que os Nehalem-EX  de 45 nanômetros.

Os primeiros chips com a arquitetura Westmere foram lançados no ano passado para notebooks e desktops. Antes, a Intel lançou processadores para PC baseados em sua mais recente microarquitetura chamada Sandy Bridge. Os chips para servidores baseados na arquitetura Sandy Bridge ainda não estão disponíveis.

De acordo com a fabricante, a arquitetura Westmere inclui alguns novos recursos de segurança, como AES-NI (Advanced Encryption Standard-New Instructions) para desempenhos melhores de criptografia e decriptografia de dados. O recurso pode ajudar também a proteger dados em ambientes virtualizados.

Atualmente, a Intel concorre no mercado de chips para servidores e mercado com a fabricante Advanced Micro Devices (AMD), que no terceiro trimestre deste ano pretende lançar o processador Opteron de 16 núcleos, também chamado de Interlagos, que é baseado na nova arquitetura Bulldozer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail