Home > Notícias

Processadores do Macbook Air serão usados por outras fabricantes

Fontes próximas à Intel revelam que duas empresas usarão os modelos criados especialmente para o notebook da Apple

Por IDG News Service/EUA

31/01/2008 às 12h17

Foto:

Os processadores desenvolvidos pela Intel especialmente para o MacBook Air serão usados por duas outras fabricantes de PCs, possivelmente criando rivais para o notebook da Apple, revelam fontes próximas à Intel, que não citam os nomes das companhias.

Leia mais:

“Os chips reduzidos foram desenvolvidos para a Apple, mas outros fabricantes podem usá-los”, afirma a porta-voz da Intel, Connie Brown.

Com o novo processador, será possível criar sistemas para competir em tamanho e desempenho com o ultrafino MacBook Air, que pesa apenas 1,3 quilo e tem espessura de 4 milímetros em sua área mais fina.

A Apple pediu que a Intel fabricasse chips 60% menores do que os comuns especialmente para o MacBook Air, revelou o Chief Executive Officer da empresa, Steve Jobs, na Macworld Conference and Expo.

Os processadores usados no notebook pertencem à família Merom da Intel, e têm 1,6GHz ou 1,8 GHz. A redução de tamanho se refletiu no consumo de energia - apenas 20 watts, enquanto os outros modelos Merom consomem 35 watts.

Mesmo que outros fabricantes adotem o pequeno chip, o sistema operacional Leopard deixa o MacBook Air à frente de outros sistemas, que poderiam usar o Windows ou o Linux, afirma o analista da Insight 64, Nathan Brookwood.

Apesar desta ser a primeira vez que a Intel fabrica chips menores, segundo Brown, a empresa considerou, no Intel Developer Forum, reduzir em 60% o tamanho de sua plataforma Montevina.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail