Home > Dicas

Processadores para notebooks: as diferenças entre Centrino e Pentium

A oferta de portáteis Dual Core é grande, mas as opções podem confundir o comprador. Saiba o que levar em conta na hora da compra.

Flávio Xandó, especial para a PC World

13/05/2008 às 11h06

Foto:

Dúvida do leitor Marcelo Amaral Chequer, recebida por e-mail
“Qual a diferença entre os processadores Intel Centrino Dual Core e o Intel Pentium Dual Core? Qual dos dois é o melhor para notebook? Há diferença de desempenho, consumo de energia e estabilidade?”

PC World: São plataformas completamente diferentes. O Centrino Dual Core é exclusivo para notebooks e contém dois processadores em um único chip, enquanto o Pentium Dual Core é uma evolução do Pentium 4 em um “formato” também com dois processadores.

Estas duas plataformas evoluíram e resultaram na nova família da Intel chamada Core 2 Duo. Ela tem tanto chips para notebooks como para desktops. Aliás, o sucesso da arquitetura Core Duo foi tamanho, por suas virtudes tecnológicas, que dela derivou a nova plataforma.

Ainda se encontram notebooks à venda baseados no Core Duo. São bons e baratos. Quem quiser a última tecnologia deve escolher produtos com Core 2 Duo, pois são entre 10% a 20% mais rápidos e consomem cerca de 15% a 20% menos (o que explica também sua grande estabilidade, pois rodam mais frios).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail