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Processo coletivo quer que Apple pague US$15 para donos do iPhone 4

Ação pública movida contra a Apple sobre os problemas de recepção de antena do iPhone 4 foi julgada procedente nos EUA em primeira audiência

IDG News Service / EUA

20/02/2012 às 11h44

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Usuários de iPhone 4 dos Estados Unidos que tenham adquirido o smartphone até a última quinta-feira, 16 de fevereiro, poderão entrar com pedido para receber um cheque de 15 dólares ou uma capinha de borracha lateral do aparelho (chamada bumper) da Apple. A informação foi divulgada no sábado, dia 18, pelo advogado  Ira
Rothken, da Rothken Law Firm, que é co-autor do processo coletivo contra a Apple no chamado caso "Antennagate". Rohtken informou que o juiz encarregado de julgar o pedido da ação coletiva deu sentença inicial favorável ao acordo proposto pelos queixosos.

Segundo o advogado, o acordo terá sua audiência de aprovação final
em 13 de julho, mas os consumidores interessados em receber a
indenização terão 120 dias para entrar com o pedido. O prazo inicia no
próximo dia 30 de abril e só vale para consumidores que tenham comprado o
aparelho nos EUA. Para facilitar a entrada de reclamantes, será criado
um site para preenchimento da requisição, que segundo Rothken terá o
endereço www.iphone4settlement.com (ainda não ativo).

O processo coletivo é a consolidação de 18 diferentes casos, que foram apresentados em conjunto ao juiz Ronald Whyte do Tribunal de Justiça da California, em San Jose. Rothken estima que há mais de 25 milhões de potenciais signatários da ação coletiva.

Para quem não se lembra, o problema para a Apple começou em junho de 2010, com o lançamento do iPhone 4. Reclamações dos consumidores e testes indicaram que dependendo do modo como o usuário segurasse o iPhone as antenas que ficavam nas bordas do aparelho eram bloqueadas, o que degradava a recepção de sinal. A Apple admitiu a falha, mas disse que
bastaria que os usuários comprassem um "bumper", uma espécie de
para-choques de borracha que é colocado em volta do aparelho blindando
as beiradas e eliminando o problema. Para amenizar as queixas, a empresa ofereceu bumpers gratuitos para todos que requistassem o acessório até setembro de 2010 e modificou o design das antenas posteriormente.

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