Home > Notícias

Processo leva Apple a fazer “recall” de carregadores MagSafe

Acessórios descascam e podem causar desde intermitência na carga de bateria até incêndios por problemas elétricos

Macworld/EUA

10/11/2011 às 16h27

Foto:

Os conectores MagSafe da Apple sempre foram vistos como uma idéia muito criativa quando chegaram ao mercado, mas isso não livrou o acessório dos problemas: os fios, que desgastavam com facilidade, podem até causar incêndios.

Apesar do fato dos cabos terem sido redesenhados, a companhia enfrentou uma ação judicial em 2009, a respeito do problema. Agora, de acordo com novos documentos no site da companhia de Cupertino, uma decisão finalmente foi alcançada, e os usuários poderão receber reembolsos e/ou substituição dos carregadores. 

De acordo com informações do MacRumors, o documento de suporte em questão aponta para o novo Adapter Replacement Program (ou Programa de Substituição de Adaptadores da Apple, em tradução livre), que afirma que os usuários podem receber um adaptador gratuito, caso o cabo atual mostre sinais de deformação - ou seja, caso o fio esteja descascado próximo ao conector MagSage ou apresente carga intermitente. 

O programa se aplica também aos adaptadores que estiverem fora da garantia - a empresa recomenda que o cliente se dirija a uma prestadora de serviço autorizada ou a uma Apple Store para que seja feita a avaliação e a substituição do material.

Caso o carregador tenha vindo originalmente com um portátil, é recomendável levar o notebook, já que o aparelho é necessário para o processo de troca. A Apple sublinha que nem todos os acessórios são cobertos pelo programa: caso o dano apresentado tenha sido causado por acidente (caso tenha sido mastigado por um animal de estimação, por exemplo), a troca não será efetuada. 

 

magsafedefeito01.jpg

Desgaste causado no fio coloca em risco a segurança dos usuários

Entretanto, essa “garantia” é válida para qualquer adaptador, seja atual ou comprado no futuro. Para aqueles que sofreram com o problema no passado e precisaram adquirir novos produtos, pode ser que a validade do programa possa ser aceita para esses clientes. De acordo com o site MagSafe Power Adapter Litigation, clientes que compraram certos modelos de MacBook ou MacBook Pro ou carregadores MagSafe de 60W ou 80W também entram no grupo, caso tenham comprado um adaptador substituto depois que o acessório original descascou ou mostrou sinais de desgaste.  

O reembolso depende de quando a compra do cabo substituto foi efetuado: caso tenha adquirido o adaptador no primeiro ano de lançamento, nos Estados Unidos o valor é de 79 dólares; dentro de dois anos, o montante é de 50 dólares, e, em três anos, o cliente recebe 35 dólares. Caso o usuário tenha comprado diversos substitutos, pode receber até três reembolsos por computador. 

Os clientes americanos que desejam receber o benefício precisam imprimir um formulário no site que cuida do processo. A solicitação pode ser enviada três anos após a data da compra ou até 21/5/2012, valendo a data mais tarde. Até o fechamento desta reportagem, a assessoria da Apple Brasil não havia respondido se os benefícios serão estendidos aos clientes brasileiros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail