Home > Notícias

Produzir iPhone 3G é mais barato que modelo original

Consultoria estima que, mesmo com 3G e GPS, Apple conseguiu que iPhone custasse US$ 173 para produção.

IDG News Service/Taipé

25/06/2008 às 9h05

Foto:

O mistério por trás do fato do novo iPhone ter sido prometido por um preço relativamente baixo pode estar resolvido, com projeção da consultoria iSuppli, divulgada nesta quarta-feira (25/06), afirmando que o aparelho custa 173 dólares para ser produzido

A Apple causou comoção no começo do mês quando lançou o iPhone com suporte a 3G com preço sugerido de 199 dólares. Produtos apontados como rivais diretos do aparelho, como o Touch Diamond, da HTC, ou o N96, da Nokia, têm preços muito superiores - 785 dólares e 855 dólares, respectivamente.

São duas as principais razões para que a Apple possa cobrar tão pouco pelo iPhone, afirmou a iSuppli. Primeiro, operadoras subsidiarão os aparelhos pagando para a fabricante cerca de 300 dólares por celular, estima a consultoria. Outra razão é o baixo custo dos materiais usados na fabricação do iPhone.

A Apple escolheu tão bem os componentes para o novo iPhone 3G que fez com que o gadget custasse menos que sua versão original, mesmo com as melhorias, detalha a iSuppli. O iPhone antigo custava 226 dólares para ser feito e não incluia chips 3G ou GPS. Ainda assim, a Apple vendeu o aparelho por 499 dólares inicialmente.

O componente mais caro do iPhone 3G são os 8 GB de memória flash NAND, que custam 22,80 dólares, seguido pela tela sensível a toque de 20 dólares, estima a consultoria.

No geral, chips e componentes respondem por 164 dólares na conta, com a iSuppli estimando que ainda são acrescentados 9 dólares pela montagem do celular, o que leva ao total de 173 dólares.

A fabricante Hon Hai Precision Industry, de Taiwan, está fabricando os novos iPhones em sua fábrica na China.

A estimativa é baseada em informações disponíveis sobre o aparelho. Uma vez que o iPhone 3G estiver no mercado, a consultoria planeja abrir o gadget para determinar exatamente seu preço, cuja estimativa adicional não inclui desenvolvimento de software, frete, distribuição e acessórios incluidos com o iPhone.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail