Home > Notícias

Programa permite identificar tendências de comportamento no Twitter

TweetOpinião possibilita criação de enquetes no microblog, o que pode ser útil para empresas conhecerem desejos de consumidores.

Clayton Melo, do IDG Now!

28/09/2009 às 7h51

Foto:

Entender o que pensa sua audiência no Twitter pode a chave para se comunicar melhor no  microblog. Se estivermos falando de uma empresa, essa compreensão pode resultar em  estratégias de mercado mais bem formatadas ou um relacionamento mais próximo com potenciais  consumidores.

Uma ferramenta criada pela E-life, empresa brasileira especializada na  análise da comunicação boca-a-boca, busca justamente facilitar o monitoramento de  tendências de comportamento no Twitter.

Trata-se de um aplicativo chamado TweetOpinião, que pode ser acessado gratuitamente pelos  usuários do microblog. Ele permite que os internautas criem enquetes sobre qualquer  assunto. A ferramenta pode ser acessada por meio do site www.tweetopiniao.com.br.

O aplicativo dá ao criador da enquete a opção de impedir que uma mesma pessoa vote diversas  vezes numa mesma pesquisa, limitando os votos através do IP (Protocolo de Internet) de  acesso à internet. O responsável também pode determinar o período da pesquisa. 

"O TweetOpinião é um caminho para descobrir os desejos dos consumidores. No caso das  empresas, os seguidores no microblog são sua base de pesquisa", afirma Alessandro Barbosa  Lima, presidente da E-life. Segundo ele, o usuário pode tornar o aplicativo disponível em  outros espaços de redes sociais, como blogs ou Orkut. 

O site do TweetOpinião permite ver enquetes criadas por diferentes usuários, assim como os  comentários das pessoas a respeito das pesquisas realizadas. O serviço aponta quais são as  questões mais populares e oferece buscas sobre o assunto.

Todos os posts são  direcionados  para o Twitter, o que facilita o acompanhamento dos resultados. O aplicativo pode ser  utilizado tanto para levantamentos informais como para pesquisas profissionais. Além da versão grátis disponível no site, a E-life comercializa um outro modelo, mais detalhado, voltado ao mercado corporativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail