Home > Dicas

Programas para limpar e organizar a biblioteca do iTunes

Faça uma faxina no gerenciador de canções da Apple e veja como remover com facilidade músicas duplicadas, invisíveis e não reconhecidas, o que permite ter mais espaço no HD

Maworld/EUA

28/09/2009 às 11h24

Foto:

Se você é um novo usuário do iTunes, logo vai descobrir que mantê-lo organizado é vital para encontrar fácilmente sua música preferida e facilitar o processo de sincronização. Afinal, ele não está entre as ferramentas mais intuitivas. É comum, por falta de conhecimento sobre o programa, usuários criarem listas com músicas duplicadas, links para canções que não abrem (o programa diz que não encontrou a fonte) ou arquivos sem informações.

As músicas repetidas consomem um espaço desnecessário no disco rígido e precisam ser removidas, mas como localizá-las no meio de tantos arquivos e pastas? Infelizmente, o iTunes não oferece muitas informações para solucionar problemas desse tipo, limitando-se a dicas básicas, como a opção Mostrar Duplicados (em Arquivo) que tem como base o título do arquivo e o nome do artista. Se você tiver, por exemplo, uma canção com versão acústica e outra ao vivo, elas aparecem como duplicadas. Para resolver este e outros problemas, é preciso contar com ferramentas extras.

Dupin
O Dupin é uma ferramenta cujo objetivo é filtrar toda a biblioteca do iTunes à busca de faixas repetidas. Ela usa um extenso conjunto de critérios, incluindo o nome, artista, álbum, tempo, tamanho, número da faixa, número do disco e taxa de bits, entre outros.

Assim que o programa localiza alguma música duplicada,  ele fornece algumas opções para removê-la. O usuário pode escolher apagar somente as  que estiverem com pior qualidade, por exemplo.

Desenvolvido por Doug Adams, o Dupin não é barato (custa 15 dólares) e pode ser baixado diretamente do site Doug`s AppleScripts for iTunes.

142981-dupin2_original.jpg

Dupin localiza faixas repetidas utilizando tags

Song Sergeant

O Song Sergeant vai atrás não só de faixas duplicadas, mas também das faixas órfãs e inconsistentes. As faixas órfãs  são aquelas que provavelmente estão na sua pasta de músicas e não são reconhecidas pelo programa. Geralmente fazem parte de alguma coleção antiga ou que não foi totalmente excluída do computador. As faixas inconsistentes são as com pouca diferença na nomenclatura. Nomes com diferenças entre letras maiúsculas ou minúsculas, falta de caracteres, etc.

Quando o programa localiza algum arquivo dentro dos critérios acima, ele as marca automaticamente e pede que o usuário decida se serão removidas ou importadas para a biblioteca (no caso das músicas órfãs).

Outro recurso interessante é a sugestão de nomes para as faixas inconsistentes. Por exemplo, caso o programa localize arquivos com o nome “The Rolling Stones” e “Rolling Stones”, será definido um nome preferido pelo usuário para todas as outras.

O Song Sergeant custa 20 dólares.

142981-songsergeant_original.jpg

Song Sergeant busca por faixas duplicadas, órfãs e inconsistentes

TuneUp

A próxima solução para fazer uma faxina na biblioteca do iTunes é o utilitário TuneUp. Ele custa 30 dólares e além de fazer as mesmas coisas que os programas anteriores, pode corrigir as informações de suas músicas.

Para iniciar a análise, basta arrastar as faixas que deseja avaliar para a janela do TuneUp, que fica no canto direito do iTunes. O processo demora cerca de dois segundos para analisar cada música. Ele faz uma busca em um banco de dados disponível no servidor do programa para comparar as informações de nome, artista, álbum, arte da capa e, então, corrigi-las automaticamente.

Depois de analisadas, as faixas são separadas em três categorias:  “Matches” (faixas corrigidas com exatidão),  “Likely Matches” (possíveis correções) e “Not found” (informações não encontradas).

Você pode salvar todos os dados clicando em Salvar tudo,  Salvar, ou Rejeitar cada faixa individualmente.

O TuneUp também tem um recurso extra de busca que estabelece links de vídeo do YouTube, encontra biografias, faz recomendações de álbuns, oferece entrada para shows e muito mais.

142981-tuneup_original.jpg

TuneUp corrige informações das músicas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail