Home > Dicas

Programe o iPod ou iPhone para hibernar ou despertar

Seus aparelhos da Apple podem ser bons aliados para dormir ou acordar com suas músicas preferidas. Veja como

Macworld/EUA

03/04/2009 às 16h44

Foto:

A maior parte de nós está acostumado a usar os iPods nos trajetos matinais para o trabalho ou escola, exercícios de fim de tarde ou a volta para casa. Mas você não precisa restringir o uso do seu iPod à luz do dia. Seu aparelho portátil também pode ajudar a dormir e acordar.

Durma bem.

A menos que você tenha explorado cada detalhe do seu iPod, provavelmente passou batido pelo despertador. Em qualquer iPod recente com a clickwheel você vai encontrar essa opção ao seguir esse trajeto: Main > Extras > Alarms > Sleep Timer. Nos iPods mais antigos com a clickwheel (um iPod mini, por exemplo), siga Main > Extras > Clock > Sleep Timer. E no iPod touch ou iPhone, é só abrir a aplicação Clock, e na tela que abrir, toque em Sleep iPod. Timers podem ser programados pela clickwheel desde 15 minutos até 2 horas. O timer do iPhone ou iPod touch pode chegar a 23 horas e 59 minutos.

iphonedesktop295

A forma com que trabalham é muito simples. Programe o timer no seu iPod, plugue o iPod em algo que faça barulho (pode ser desconfortável dormir com fones de ouvido, então um par de auto-falantes é a opção mais confortável), e vá dormir. Quando o tempo expirar, o iPod se desligará. Alguns rádios-relógios compatíveis com iPod incluem timers próprios então você não precisa mudar o timer interno do iPod ou iPhone.

Algumas pessoas (eu inclusive) gostam de ouvir música durante toda a noite – trilhas de som ambiente como o oceano ou chuva, por exemplo. O ponto dessas músicas não é que elas chamem atenção. Do contrário, você só quer que elas fiquem fazendo um barulhinho de fundo. E por causa disso, você quer que ela fique repetindo a noite toda.

É fácil de fazer. Em qualquer iPod com clickwheel vá até Settings > Repeat, e aperte o botão central até que o comando Repeat fique marcado como One. Então navegue até a faixa que você quer ouvir e deixe rolando. Ela vai repetir até que você pare o iPod (ou se você programou um timer, nesse caso o iPod vai se desligar automaticamente). Com um iPod touch ou iPhone, localize a faixa que você quer tocar, toque na tela para mostrar o linha do tempo da música, e toque no ícone de Loop que fica logo abaixo à esquerda da linha do tempo até que apareça um número 1. Isso indica que a faixa atual vai continuar como atual até que você mande ela mudar.

Acorde!

Um iPod pode acordar você de duas formas. Os iPods clickwheel podem tocar um beep eletrônico tocado pelos seus mini-falantes internos ou tocando uma playlist da sua escolha. Infelizmente, o iPhone e iPod touch não podem tocar músicas como despertador. Se você usar o iPhone ou iPod touch sozinhos, vai ficar com os sons que já vem com ele e alguns ringtones que você pode adicionar com o Garage Band, iTunes ou outros aplicativos como o iToner 2, da Ambrosia Software, que custa US$15. No entanto, alguns rádios-relógio compatíveis vão deixar que você use os conteúdos de uma playlist do aparelho como despertador.

Para acordar com um iPod mais recente, vá para Main > Extras > Alarms > Create Alarm. Na tela Alarms, selecione Sound, aperte o botão central, e escolha Tones ou Playlists. Quando você selecionar Playlists, verá uma lista com todas as playlists sincronizadas no seu iPod. Escolha uma e então pressione o botão Menu para retornar à tela inicial do menu Alarms. Então escolha Time, aperte o botão central e,  na tela que surgir,  escolha a hora e o minuto que você quer que o despertador toque. Volte uma tela e você poderá escolher se quer ouvir o despertador todos os dias, só em dias de semana, só em finais de semana, semanalmente, mensalmente ou anualmente. Você pode ligar e desligar o despertador usando o comando Alarm no topo da tela Alarms.

Para iPods mais antigos – a primeira e segunda gerações de iPod nano, que eu mencionei anteriormente, por exemplo – siga o trajeto: Main -> Extras -> Clock -> Your Clock -> Alarm Clock -> Sound. Para arrumar o horário, volte uma tela, selecione Time, aperte o botão central e entre o horário.

Em modelos mais antigos com clickwheel, como o iPod mini, vá para Extras -> Clock -> Alarm Clock -> Sound e escolha Beep ou uma das playlists no iPod. Volte uma tela e você poderá arrumar o horário.

Se você tem intenção de tocar uma playlist, naturalmente terá que conectar fones de ouvido, amplificadores ou auto-falantes. Ou pode usar algum rádio-relógio compatível com iPod que tenha um método próprio de tocar uma música do player como despertador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail