Home > Notícias

Projeto JetPack promete nova geração de aplicativos para o Firefox

Segundo a Mozilla, o projeto facilitará a criação de aplicativos, que poderão funcionar também em outros navegadores.

Redação da InfoWorld / EUA

21/05/2009 às 9h22

Foto:

O Mozilla Labs anunciou, na tarde de quarta-feira (20/05), um projeto de código aberto para estender e personalizar a internet por meio de seu browser de código aberto, Firefox, usando aplicativos adicionais (add-ons).

O projeto Mozilla JetPack facilita o processo de criação de add-ons para o browser permitindo que qualquer pessoa capaz de criar um site pode participar.

Os desenvolvedores poderão criar funções segurar, fáceis de instalar e de rápida avaliação, afirma a Mozilla. Os aplicativos podem ser adicionados ao browser sem reiniciá-lo ou enfrentar problemas de compatibilidade.

"Com o Jetpack, estamos ampliando nossa experiência dos últimos quatro anos e dando a uma comunidade de 8 mil desenvolvedores, que já produziu mais de 12 mil add-ons, o poder de imaginar e construir a próxima geração de aplicativos", escreveu o grupo responsável pelo JetPack, sem seu blog.

O JetPack tem a missão de estender o desenvolvimento de aplicativos para programadores que trabalham com linguagens HTML, JavaScript e CSS. Embora a novidade seja voltada inicialmente ao Firefox, os desenvolvedores podem estender suas aplicações a outros navegadores.

Entre os novos aplicativos, a Mozilla destaca o Cooliris, que oferece visualização 3D no browser, e o AdBlock Plus, que desabilita anúncios, por exemplo.

A Mozilla conta com adesões ao projeto por meio do site https://jetpack.mozillalabs.com.

pcw_logo_twitter_73.jpg

> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail