Home > Notícias

Projeto “Praças Digitais” leva Wi-Fi aberto à praça no centro de SP

A partir de hoje, 1/8, Praça Dom José Gaspar terá Internet gratuita. Outros 120 pontos da cidade receberão pontos nos próximos 3 anos pelo Praças Digitais.

Da Redação

01/08/2013 às 15h27

Foto:

A Praça Dom José Gaspar, localizada no centro de São Paulo, será a primeira a receber sinal Wi-Fi aberto pelo projeto Praças Digitais, da prefeitura da cidade. A praça ficará com sinal aberto até que seja definida, por licitação, a empresa que fornecerá a infraestrutura para todos os 120 locais onde o programa será implantado.

Leia também
Isto é o que os malfeitores vêem quando você usa uma rede Wi-Fi aberta

A partir desta quinta-feira, 1/8, será iniciado um teste conceito na Praça Dom José Gaspar: será possível acessar a Internet no local sem a necessidade de senha. De acordo com a prefeitura da cidade, a conexão na praça deve respeitar alguns itens, como uma largura de banda mínima de 512kbps por usuário (download/upload), estrutura que permita acesso a partir de vários tipos de dispositivos, qualidade e estabilidade de banda, entre outros.

Quem passar pela praça e tiver críticas e sugestões sobre a conexão, pode entrar em contato com o Praças Digitais pelas redes sociais: Twitter (@wifi_livre) e Facebook (Wifi_Livre) do projeto.

A expectativa é que o edital do projeto seja publicado até o final do mês e o início das instalações aconteça entre novembro e dezembro de 2013. Orçado em cerca de 45 milhões de reais, o Praças Digitais levará Internet aberta e gratuita para um total de 120 pontos da cidade, incluindo parques e áreas verdes, além de pontos turísticos e conhecidos da capital paulista.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail