Home > Notícias

Projeto pretende levar jornalismo colaborativo a comunidades carentes

No site, moradores dos subúrbios das grandes cidades poderão retratar seu cotidiano por meio de textos, fotos, vídeos e áudio.

Redação do IDG Now!

05/04/2010 às 13h06

Foto:

O site carioca Viva Favela deu mais um passo rumo à integração digital das periferias em todo o País. A partir de agora, moradores das favelas brasileiras poderão atuar como correspondentes comunitários, fornecendo conteúdo para o portal.

Por meio de matérias escritas, fotografias, vídeo e áudio, os "repórteres" poderão retratar o cotidiano de suas vidas nos subúrbios das grandes cidades. Ao se cadastrar, o usuário terá acesso à publicação de conteúdo online, além da participação das reuniões de pauta em um fórum especializado.

O espaço especial dos correspondentes é chamado de Redação Virtual. A página desenvolvida para os jornalistas "anônimos" dá direito até a reuniões ao vivo, por webconferência. É lá que os correspondentes produzirão juntos as revistas multimídia. Tudo será organizado por uma equipe de jornalistas profissionais que se encarregarão das reuniões e produções de matérias on-line. A primeira reunião virtual de pauta está agendada para 12 de abril.

Criado em julho de 2001 pela organização não governamental Viva Rio, o Viva Favela tem como metas a inclusão digital, a democratização da informação e a redução da desigualdade social.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail