Home > Notícias

Propaganda usa “Jobs pirata” com asas de anjo para vender tablet

Anúncio em Taiwan mostra ator vestido como ex-CEO da Apple e brincando com um tablet Android chamada Action Pad; ação é classificada como falta de respeito à memória do executivo

IDG News Service

01/02/2012 às 11h01

Foto:

Um novo comercial de televisão que está sendo exibido em Taiwan mostra um ator com asas e auréola fazendo uma imitação de Steve Jobs. O objetivo do comercial "tosco" é promover um tablet chamado “Action Pad”. 

A propaganda mostra o ator com a famosa indumentária do antigo CEO da Apple, incluindo a famosa blusa preta de gola alta, os óculos redondos e os cabelos grisalhos. Apenas o nome do executivo não é mencionado no vídeo, que pode ser visto mais abaixo. 

No comercial, o personagem apresenta o Action Pad, que é fabricado pela empresa taiwanesa Action Eletronics. “É fantástico”, diz o "Jobs pirata" em inglês, adicionando logo em seguida que “finalmente, posso brincar com outro pad”. 

Uma representante da companhia afirmou nesta quarta-feira que a empresa escolheu utilizar Jobs na propaganda de televisão devido às inovações que o mesmo trouxe à tecnologia. “Nós louvamos Jobs. Ele fez coisas ótimas, e também queremos fazer o mesmo” disse.  “Não estamos tentando utilizar sua morte. Isso não é para tirar sarro de Jobs”, afirmou a porta-voz. 

 

 

Contudo, nem todos concordam com as intenções do anúncio. “Vi e minha primeira impressão  foi de um desrespeito à sua morte”, comentou CK Lu, analista da empresa de pesquisa Gartner. É comum para a televisão taiwanesa brincar com famosos como o presidente norte-americano Barack Obama e o próprio presidente do país, Ma Ying-jeou, continuou o especialista, “porém, fazer isso com alguém falecido não é apropriado”.  A Apple não comentou o caso.

No começo deste ano, a companhia de Cupertino tentou impedir que uma empresa chamada Icons vendesse um boneco ultrarrealista de Steve Jobs. Pouco tempo depois, a companhia disse que iria interromper a venda do produto, depois de diversas ameaças de enfrentar ações legais da Apple e da família do executivo.  Em 2010, outra empresa também tentou vender bonecos de Jobs, mas também cedeu à pressão da Apple

O produto vendido, o Action Pad, roda sistema operacional Android 2.3.3 e custa cerca de 236 dólares. O dispositivo possui processador dual-core de 1,2 GHz e tela de 7 polegadas. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail