Home > Notícias

Proposta da Apple para novo formato de SIM Card se torna um padrão

Chamado de nano-SIM, proposta da empresa de Cupertino venceu as das rivais Nokia, RIM e Motorola. Novos cartõs serão 40% menores do que os atuais.

Macworld / Reino Unido

04/06/2012 às 11h15

Foto:

A Apple venceu a batalha pelo padrão de um SIM card menor do que os atuais. Com a novidade, sobraria mais espaço interno para outros componentes em designs futuros de celulares.

O comitê Smart Card Platform Technical do instituto europeu de telecomunicações (ETSI) aprovou o padrão chamado de nano-SIM na sexta-feira, 1/6. A especificação feita pela Apple derrotou uma proposta rival da Nokia, RIM (Reserach In Motion) e Motorola (agora da Google).

Com 12,3mm por 8,8mm por 0,67mm, o novo padrão SIM – que é oficialmente conhecido como o quarto formato (4FF) – será 40% menor do que os micro SIM atuais. Ele pode ser instalado e distribuído de uma maneira que seja compatível com os designs de SIM cards atuais. O novo design oferecerá a mesma funcionalidade dos chips disponíveis atualmente no mercado, informa o ETSI.

O instituto europeu de telecomunicações não está publicando mais detalhes sobre a votação ou a especificação vencedora, apenas dizendo que a decisão foi tomada, de acordo com um porta-voz da organização de padrões. A especificação da proposta vencedora foi identificada pela fabricante de chips Giesecke & Devrient, que tinha um representante no comitê do ETSI.

Antes da decisão desta sexta em uma reunião no Japão, os membros do ETSI haviam falhado em chegar a um acordo sobre o padrão em outro encontro feito em março.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail