Home > Notícias

Proprietários notificam extrajudicialmente e blog tira do ar crítica sobre bar

Donos do bar São Bento notificam responsáveis pelo Resenha em 6 e blog tirar do ar post em chamava estabelecimento de "pior bar do sistema solar".

Guilherme Felitti, do IDG Now!

30/09/2009 às 13h10

Foto:

A empresa Dinamite Itaim Choperia, responsável pelo boteco São Bento, notificou extrajudicialmente os responsáveis pelo blog Resenha em 6 após a publicação de um post em que o bar foi classificado como "pior bar do sistema solar", o que fez com que a postagem fosse removida nesta quarta-feira (30/09).

O post, originalmente publicado em 20 de setembro pelo blogueiro Raphael Quatrocci, criticava tanto os petiscos como o atendimento prestado pelos garçons no São Bento ao servirem bebidas -  "você toma dois dedos do seu chopp (...), eles já colocam outro na mesa", afirmava o blogueiro.

Na notificação extrajudicial, a empresa afirma que foi alvo de "injúria e difamação, além de falsidade ideológica", citando comentários anônimos em que um suposto representante legal do bar ameaça o blogueiro.

Pelo documento, assinado pelo advogado Carlos Augusto Pinto Dias e disponível na íntegra na página do jornalista Juliano Barreto, o grupo dá 24 horas até que o Resenha em 6 tire do ar o post, assim como mensagem no Twitter incentivando comentários na publicação.

Ao citar "inúmeros prejuízos" decorrentes da postagem, o documento exige a remoção imediata do conteúdo no Resenha em 6, em texto que confunde a definição de "post" com "blog" -  a notificação exige que "esse 'blog' deve ser imediatamente removido da página de internet 'Resenha em 6'".

A notificação cita o 5º artigo da Constituição Federal para argumentar que o Google Brasil seria obrigado a retirar o Resenha em 6 do ar pelos conteúdos supostamente "ofensivos à honra e imagem" da Dinamite.

Consultado, o Google Brasil afirmou que não recebeu nenhuma notificação e que, pelo fato do Resenha em 6 não ferir nenhum dos termos de uso do serviço Blooger, o blog não sofrerá qualquer tipo de represália.

Resposta do blog

O blog retirou o texto original do post na madrugada desta quarta. "Ainda que com a consciência de não ter feito absolutamente nada de errado, não temos nenhuma intenção de entrar numa batalha jurídica - que, dependendo do caso, deve ser mais fácil de levar do que investir na qualidade do serviço", afirma novo post assinado pelo jornalista Fernando Badô.

Além da edição no post original, foram tirados do ar os comentários publicados como se fossem dos responsáveis pelo bar.

"Galera, pedimos sinceras desculpas. Sabemos que é uma decisão que pode decepcionar muitos de vocês, mas pedimos que entendam. Por outro lado, vale ressaltar que manteremos no ar todas as opiniões emitidas pelos internautas a respeito do referido bar".

Segundo Badô, o tráfego do Resenha em 6 aumentou de uma média de 450 visitas diárias antes do post criticando o São Bento para mais 18,6 mil visitas nesta quarta, após o anúncio da notificação. Os responsáveis pelo blog propuseram aos advogados da Dinamite restaurar o post, mas retirar tanto os comentários dos supostos donos como a mensagem no Twitter.

O Resenha em 6 encontrou apoio online quando a notícia da notificação extrajudicial se alastrou. Além da campanha "#freeresenhaem6" no Twitter, o post original de Quatrocci foi republicado por blogueiros que apóiam o Resenha em 6, como o Contraditorium, o Bugio, o Bender 2.0, o Nódoa do Universo e o Radiola Digital.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail