Home > Notícias

Próximo censo brasileiro vai contabilizar casas que têm computadores

Segundo o IBGE, os 230 mil recenseadores usarão computadores portáteis e GPS para pesquisar 58 milhões de domicílios.

Redação do IDG Now!

01/09/2009 às 15h16

Foto:

O Censo Demográfico 2010 do Brasil, o primeiro totalmente digitalizado, trará novos questionamentos à população, incluindo a pergunta se há computadores em casa com acesso à internet.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (1/9), no Rio de Janeiro, que os cerca de 230 mil recenseadores usarão computador portátil e GPS (Global Positioning System) para trabalhar.

Aproximadamente 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do Brasil receberão a visita de um recenseador para o Censo 2010.

O presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, aponta que a informatização não será útil apenas na apuração dos dados, mas também em sua disseminação.

“O IBGE vai oferecer toda a informação ao usuário, que poderá cruzar os dados que desejar, de acordo com a variável de seu interesse. Além disso, os ministérios brasileiros poderão, com estes dados, traçar novas ações nas políticas públicas”, afirma Nunes.

Alguns cidadãos poderão responder ao questionário pela internet e, para isso é necessário receber as instruções e o código de acesso fornecido pelo recenseador do IBGE.

O questionário básico terá 16 perguntas e será aplicado em todos os domicílios brasileiros. O questionário da amostra terá 81 perguntas e será respondido por parte da população.

O Censo 2010 está previsto para começar no dia 1º de agosto de 2010. Depois de encerrado, cerca de 140 mil computadores portáteis que serão utilizados na pesquisa serão transferidos para o Ministério de Educação. Os equipamentos serão distribuídos para as redes de professores das escolas municipais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail