Home > Notícias

Próximo grande salto da tecnologia WiMax, segundo a Intel, só em 2012

Padrão Mobile WiMAX 802.16m substituirá o 802.16e e oferecerá velocidades muito superiores de download e upload.

Dan Nystedt, do IDG News Service

09/03/2010 às 8h25

Foto:

A fabricante de chips Intel, uma das maiores financiadoras do movimento para oferecer banda larga sem fio WiMax móvel  para usuários de internet no mundo, espera que o próximo grande lançamento dessa tecnologia seja feito a partir de 2012, afirmou nesta terça-feira (9/3) um executivo da companhia.

“Os padrões de trabalho estarão concluídos até o final deste ano”, disse o vice-presidente e diretor do escritório do programa WiMax da Intel, Rama Shukla, durante uma entrevista coletiva em Taipei.

O novo Mobile WiMAX 802.16m substituirá o 802.16e e oferecerá velocidades muito maiores de download e upload. A nova tecnologia permitirá aos usuários realizar downloads em 170M bps de velocidade, assim como uploads de 90M bps, segundo dados da Intel. O modelo será totalmente compatível com o padrão 802.16e.

As operadoras de rede WiMax estão oferecendo pacotes de serviços para downloads de 16Mbps e uploads de 4Mbps em redes que utilizam a tecnologia 802.16e.

Shukla disse que, para este ano, a estimativa é que o número de assinantes de WiMax em escala global fique  entre 6 a 10 milhões. A demanda de clientes será liderada pelos EUA, Rússia e Japão. Segundo ele, a maioria desses usuários volta-se para o WiMax com o objetivo de utilizar laptops.

A versão anterior do WiMax 802.16d não é chamada de WiMax móvel em função de ter sido desenvolvida para dispositivos utilizados em locais fixos, não para aparelhos  em movimento, como smartphones ou laptops usados num trem em locomoção, por exemplo.

O WiMax compete com o telefone móvel baseado em padrões sem fio como o HSPA (High Speed Packet Access) e LTE (long term evolution) para serviços de dados sem fio.

Por enquanto, o sistema ainda está desvantagem, uma vez que muitas regiões do globo ainda não possuem capacidade de comportar este modelo, ao contrário das redes de celular, que cobrem grande parte da população do mundo.

O WiMax promete aumentar as velocidades de download e upload e torná-las significativamente mais rápidas que as de uma rede de telefonia celular, mas a indústria da telefonia também trabalha duro, aumentando o desempenho de seus sistemas com o objetivo de manter sua vantagem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail