Home > Notícias

PS3 ganha serviço de assinatura de jogos e atualização de sistema online

PlayStation Plus possibilita compra de games e vídeos; já a nova versão da rede permite compartilhamento de galerias de fotos com Facebook e Youtube.

IDG News Service

29/06/2010 às 9h25

Foto:

A Sony lançou hoje, 29/6, uma nova atualização para o console PlayStation 3 (PS3) e, pela primeira vez, um serviço de assinatura de jogos, chamado Playstation Plus.

A atualização do firmware 3.40 está disponível para todos os proprietários do console e será oferecido assim que o aparelho for conectado à internet. Os novos recursos incluem um aplicativo de edição de vídeo e compartilhamento da galeria de fotos, com uma função que permite upload dos arquivos para o Facebook, YouTube, ou Picasa.

Mas, entre os novos serviços, o mais importante, para a Sony, é o Playstation Plus.

Com ele, jogos e vídeos podem ser comprados com o uso do videogame pela PlayStation Store. As inscrições estão disponíveis por períodos variáveis, de acordo com a região do assinante.

A assinatura inclui acesso a jogos demos e completos do acervo do console. Os títulos poderão ser testados, antes da compra ser concluída, no entanto apenas por um período determinado, permitindo ainda a compra online. 

"Nós vamos adicionar continuamente novas funcionalidades e serviços para o PlayStation Plus", disse o presidente e CEO da Sony na América, Jack Tretton, quando ele anunciou o serviço no início deste mês, durante a feira de jogos E3. 

O novo serviço tenta garantir um fluxo regular de receita dos 50 milhões de usuários do serviço online PlayStation Network. A concorrente Microsoft tem sido bem sucedida com os pacotes de assinatura para o console Xbox 360, mas a Sony, até agora, não oferecia tal serviço.

gamesshutter_625.jpg

Durante os três primeiros meses deste ano, a Sony lucrou com as vendas do PS3, pela primeira vez, desde o lançamento em 2002. No quarto trimestre de 2009, as vendas chegaram a 6,5 milhões, um aumento de 2 milhões de unidades em relação ao ano anterior, e no primeiro trimestre deste ano as vendas atingiram 2,2 milhões, um aumento de 600.000 no ano anterior.

A Sony espera divulgar o relatório trimestral, de abril até junho, no final deste mês.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail