Home > Notícias

PS3: Sony recomenda não rodar jogos 3D em 1080p no console

Companhia está preocupada com a queda de desempenho nos games, já que são necessárias duas imagens para compor a visão em 3D.

IDG News Service

20/07/2010 às 9h37

Foto:

O Playstation 3 é capaz de rodar games em 3D com resolução Full HD (1080p), mas provavelmente não deveria. Isso é o que a Sony está dizendo aos desenvolvedores de jogos nesse formato, porque acredita que as taxas de quadros por segundo da alta definição atual vão cair muito.

A resolução 1080p significa 1920 por 1020 linhas e trabalha com quase 2,1 milhões de pixels.

A tradicional HD, por outro lado, tem apenas 1280 por 720 linhas e trabalha com apenas 922 mil pixels - menos da metade da definicão 1080p.

A tecnologia 3D é a causadora do problema; ela requer que o sistema processe duas imagens diferentes - uma para cada olho - para criar a sensação de profundidade.

Em uma apresentação técnica feita por um engenheiro da Sony, o especialista admite que "renderizar duas imagens no mesmo hardware pode precisar de alguns comprometimentos ou limita as possibilidades", citando o desempenho, o uso de memória de vídeo e limites de resolução como fatores importantes na lista de considerações técnicas.

ps3_frontal

Pode, mas não deve: Sony não recomenda rodar jogos 3D em 1080p no PS3.

As especificações do SDK 3D da Sony para o PS3 listam suporte para 1080p na taxa de 24Hz e 720p na taxa de 60Hz. A resolucão oficial para jogos 3D é na verdade 1280 por 1470 (720 multiplicado por dois). Ao fazer as contas, vemos que o 3D em 720p está proximo aos 1,9 milhão de pixels, aproximando os números do 1080p.

O 1080p 3D então rodaria em 1920x2190 (duas vezes 1080), e teria que lidar com cerca de 4,2 milhões de pixels. Não é surpresa que a companhia não recomende o uso desse formato.

gamesshutter_625.jpg

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail