Home > Notícias

Psystar vende clone de Mac com drive Blu-ray

Fabricante oferece a opção de novos drives ópticos em clones de Mac - algo que a própria Apple não tem ainda.

Jim Dalrymple/Macworld EUA

29/10/2008 às 16h43

Foto:

A Psystar, fabricante de clones de Mac, agora oferece máquinas com drives Blu-ray, para leitura e gravação de mídias nesse formato.

A opção com drive Blu-ray está presente para as configurações Open e OpenPro. Ambas vêm com Mac OS X Leopard instalado, e o drive Blu-ray adiciona 350 dólares ao preço das máquinas, que agora custam cerca de 904 dólares e 1.504 dólares, respectivamente (o preço dos clones de Mac varia de acordo com a configuração).

A Apple faz parte da associação Blu-ray, mas até então não ofereceu essa opção aos seus clientes. E a Apple não tem nenhuma previsão de colocar a tecnologia em suas máquinas, já que o CEO Steve Jobs já chamou o Blu-ray de "algo dolorido" pelo ponto de vista de licenciamento.

A Psystar é a companhia que luta com a Apple na justiça norte-americana pelo direito de fabricar e vender clones de Mac. A Apple já processou a companhia em julho, afirmando que ela viola a licença de uso do OS X, que não permite aos usuários "instalar, usar ou rodar software Apple em computadores que não sejam da Apple, ou permitir que outros o façam".

Em sua defesa, a Psystar processou a Apple por monopólio ao permitir a venda apenas do Mac OS com seu próprio hardware e disse que a Apple violou leis antitruste ao impedir os usuários de instalar o OS X em outros computadores que não sejam da Apple. A companhia de Steve Jobs pediu a um juiz para negar esse pedido, e a audiência ocorre na próxima semana.

A disputa legal entre as duas companhias parece ainda longe do fim. Enquanto isso, a Psystar continua a vender clones de Mac mais baratos, com recursos que a Apple ainda não oferece.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail