Home > Notícias

Fabricante de clones de Mac venderá emulador para o Snow Leopard

Selo de certificação será colado em computadores genéricos compatíveis com o novo sistema da Apple; empresas travam batalha na Justiça americana

Computerworld/EUA

06/10/2009 às 15h42

Foto:

A fabricante de clones de Macs (máquinas que usam o sistema operacional da Apple sem autorização) Psystar anunciou que irá licenciar o programa Darwin Universal Boot Loader (DUBL) para outros fabricantes de clones entregarem seus equipamentos com o Snow Leopard instalado. O DUBL é um pequeno programa que permite carregar o sistema operacional Snow Leopard em computadores com processador Intel.

A Psystar também vai cuidar de um programa de certificação que servirá para verificar se o hardwares dos outros fabricantes são compatíveis com a tecnologia de emulação criada pela empresa.O DUBL será pré-instalado em máquinas certificadas "oferecendo mais liberdade para o consumir escolher qual sistema operacional deseja instalar", segundo a Psystar.

“Quando o consumidor encontrar na prateleira um computador com um selo escrito ‘Certificado pela Psystar’, saberá que poderá instalar o Snow Leopard”, afirma a empresa em um comunicado.

Apple e Pystar brigam na Justiça desde o ano passado, por conta do uso do Mac OS X. Em agosto, a Psystar anunciou que venderia computadores com o novo sistema Snow Leopard.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail