Home > Notícias

Publicado método de integração do Android a tablets Nokia com Linux

Como o Android ainda não está completo, nenhum celular rodando realmente o software está disponível no mercado.

IDG News Service/EUA

07/07/2008 às 16h58

Foto:

Desenvolvedores criaram uma maneira fácil de integrar o sistema operacional do Google Android em aparelhos da Nokia N810 com sistema aberto.

A novidade é interessante para os interessados em construir aplicativos para o Android, não para usuários finais.

"Do ponto de vista de alguém que quer usar o N800 e não quer necessariamente experimentar pelo prazer de experimentar, o que então rodar o Android me acrescenta?", questionou usuário no fórum destinado a discussões sobre o tablet da Nokia onde havia explicações sobre o processo.

"Provavelmente não muito", respondeu um desenvolvedor. No futuro, porém, significa que qualquer um pode decidir rodar Android nos aparelhos e usar aplicativos criados apenas para o sistema aberto do Google, argumenta o desenvolvedor.

Para desenvolvedores, a descoberta é estimuladora. “Testar em um aparelho físico é muito diferente de testar em um emulador", afirmou Mike Rowehl, desenvolvedor móvel que conseguiu integrar o Android ao seu N810.

Os aparelhos N810 rodam o Maemo Linux, enquanto o Android é baseado em Linux. Já que a maioria dos celulares vem com sistemas fechados, usuários simplesmente não podem remover ou substituir sistemas operacionais, como desenvolvedores costumam fazer.

Como o Android ainda não está completo, nenhum celular rodando realmente o software está disponível no mercado.

Em abril, desenvolvedores publicaram informações sobre carregar o Android em tablets da Nokia no site elinux.org.

O processo, no entanto, era complicado. O novo instalador torna muito mais fácil para usuários que tentem carregar o software em seus aparelhos.

O N810 tem um molde de fábrica maior que a maioria dos telefones celulares, mas é bem menor que um laptop.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail