Home > Notícias

Qibras mira a qualidade da informação no Brasil, com apoio do MIT

Grupo de empresas lança nesta quinta-feira (4/2) entidade que difundirá cultura e boas práticas para o tratamento de dados.

Juliano Moreira, do IDG Now!

04/02/2010 às 11h03

Foto:

Orientar as empresas brasileiras a cuidar da qualidade da informação que criam e utilizam será a principal missão da Qualidade da Informação Brasil (Qibras), organização sem fins lucrativos que pretende difundir a cultura e as boas práticas de tratamento da informação corporativa e que será lançada nesta quinta-feira (4/2), em São Paulo.

Concebida pelos empresários Guilherme Rocha e Flavio de Almeida Pires,
que já atuavam em serviços de Database Marketing e CRM, a Qibras visa criar e manter condições para o desenvolvimento do setor, promovendo cursos e eventos e divulgando pesquisas e metodologias.

Por trás da metodologia da organização está o Massachusetts Institute of Technology (MIT), que desenvolve pesquisas de ponta no setor. “A MIT possui um departamento de qualidade de dados que investe e produz estudos só sobre esse tema.  Com essa parceria, pretendemos trazer autoridades nesse campo e abrir uma linha de intercambio aos profissionais  brasileiros”, afirmou Rocha.

Segundo os empresários, a Qibras funcionará como uma associação. Qualquer empresa poderá se filiar e qualificar seus funcionários em qualidade de informação. “Estamos na era da informação, uma decisão errada, tomada com base em um dado defeituoso pode acarretar prejuízos enormes a uma companhia”, explica Pires.

Impacto
Uma pesquisa do Grupo de Qualidade de Dados com 130 empresas brasileiras, realizada em 2009, revelou que 77% dos executivos entrevistados consideram alto ou médio o impacto da qualidade da informação nos negócios.

O levantamento mostrou ainda que 65% das empresas dispunham de departamento interno responsável pela qualidade da informação e 30% informaram que o departamento de marketing e/ou comercial respondia pela função.

A organização pretende proporcionar programas de certificação para as empresas, um marco regulatório e a difusão da metodologia TDQM (Total Data Quality Management), do MIT, no Brasil. A ideia é inserir a cultura da informatização em todas as camadas empresariais.

A organização surge após a realização, no Brasil, de uma série de eventos internacionais sobre Qualidade da Informação. O último, em 2009, teve a participação do professor doutor Richard Wang, diretor do Programa de Qualidade de Informação do MIT.

Por enquanto a Qibras integra oito empresas, que são sócio-fundadoras da organização. Segundo os empresários o objetivo é buscar mais parcerias com governos e universidades privadas. Está previsto para 12 de maio, em São Paulo, a realização de um evento com as principais autoridades mundiais em qualidade de dados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail