Home > Dicas

Quais programas gratuitos podem proteger seu PC de ameaças?

Usar software de custo zero é tentador, mas é preciso ficar de olho se eles de fato funcionam e como complementar um com outro.

Lincoln Spector, da PC World / EUA

05/03/2009 às 12h42

Free_security_150.jpg
Foto:

free_security_150Claro que é possível proteger seu computador com programas gratuitos, mas, ironicamente, isso traz um preço. Geralmente, esses softwares de segurança grátis não são tão simples de usar como um pacote pago e você corre o risco de não conseguir o suporte adequado com os freebies.

Além disso, eles ficam devendo recursos como anti-spam e ferramentas de controle para pais, úteis na proteção das crianças, os quais você pode precisar. Todas as empresas que oferecem programa de segurança de cortesia também vendem edições mais ricas em recursos, com melhor suporte e mais funcionalidades.

Por outro lado, eles são de graça. E têm a vantagem de serem mais leves que os grandes pacotes. A vantagem disto é que não vão deixar seu computador mais lento.

Cesta básica
Do que você precisa? Primeiro e antes de qualquer coisa, de um bom firewall (o que vem com o Windows não é o suficiente) e um antivírus com proteção em tempo real. Na verdade a palavra antivírus é um pouco controversa. Nas atuais versões, esses programas cuidam da proteção de todo tipo de malware, não apenas vírus.

Leia também: 
> Norton Internet Security 2009: a melhor solução integrada, apesar das falhas

Também é uma boa idéia ter uma segunda defesa contra malwares – que você não rode em tempo real. É como consultar mais um médico, para uma segunda opinião.

Comece com o firewall Comodo. Ele superou os outros softwares pagos do gênero em testes independentes. Não se trata do firewall mais simples e fácil do mundo – faz uma quantidade terrível de perguntas que confundem a maioria dos novatos.

comodo)350

O Comodo ganhou um antivírus recentemente, tornando-se o primeiro pacote gratuito a trazê-lo. Mas ainda não há testes isentos quanto ao desempenho dessa proteção – ou seja, é melhor ter um pé atrás, pelo menos por enquanto. Assim, quando você instalar o Comodo, desmarque a opção Antivírus, instalando apenas o firewall.

Isso significa que você vai precisar de um software separado para cuidar dos vírus. Escolha o Avast. É gratuito, não é importuno e se saiu muito bem nos últimos testes da AV-Comparitive.org.

E eis duas opções para proteção extra – e na verdade não há motivos para não usar ambas. São elas o SuperAntiSpyware e o Malwarebytes. Faça um scan no seu disco rígido com uma ou outra a cada semana – ou quando você suspeitar de algo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail