Home > Notícias

Principais boatos do WWDC 2008

iPhone 3G, novo Mac OS X, hardware atualizado: veja os rumores mais quentes sobre a Apple.

Henrique Martin, da Macworld

05/06/2008 às 15h59

mac_manutenREMBER.jpg
Foto:

Todo evento da Apple é cercado de mistério e, por consequência, uma lista enorme de boatos. Na próxima segunda-feira, dia 9, Steve Jobs, CEO da Apple, sobe ao palco do Moscone West, em São Francisco, para contar quais são as próximas novidades, até então guardadas a sete chaves pela companhia e seus fornecedores.

Nenhum boato, rumor ou fofoca que envolve a WWDC08, conferência voltada aos desenvolvedores Apple, não é confirmado ou comentado pela empresa. Reunimos os principais temas que cercam a Apple nas últimas semanas.

Outros destaques:
> Os 15 maiores fracassos de tecnologias
> Quem são os 50 maiores visionários de TI
> 15 celulares 3G para você acessar web
> 27 teclados bem esquisitos
> Veja 10 chaveiros high techs

O boato mais forte (e provavelmente verdadeiro) é o do lançamento do iPhone novo, agora em versão 3G. Diversos fatos pontuais cercam o seu lançamento, dando mais força ao boato. Os iPhones da geração atual, ainda com transmissão de dados 2,5G (EDGE) estão esgotados nas lojas da Apple e da operadora AT&T nos Estados Unidos. A loja online da Apple também não tem iPhones à venda.

Além disso, a chegada de 188 contêineres misteriosos da Apple a portos norte-americanos levantou a suspeita sobre seu conteúdo, já que seus formulários de importação diziam que eram "computadores elétricos", termo que a Apple nunca usa ao trazer seus produtos da China.

Os boatos dão conta também de que o iPhone 3G será um modelo mais fino que o iPhone "antigo", embora com uma tela maior. Esse iPhone 3G contaria também com um chip GPS integrado, com um serviço de mapas que podem ser vendidos no mesmo modelo de negócios das músicas e filmes, via iTunes Music Store. O GPS contaria ainda com integração maior com o Google Maps, que poderia ser a principal solução de mapas e rotas no iPhone.

++++

O sumiço do iPhone nas lojas também pode ser um indicativo de que o próximo telefone da Apple começa a ser vendido após o discurso de Steve Jobs na WWDC  - causando filas instantâneas nas Apple Stores dos EUA - ou em uma ou duas semanas - nesse caso, criando filas de fanáticos que querem o novo iPhone antes de todos, como aconteceu no lançamento do iPhone em junho de 2007.

O iPhone 3G também pode ser mais barato e ter um novo modelo de negócios com operadoras de telefonia pelo mundo todo. Diversos países da Europa já têm mais de uma operadora vendendo o iPhone sem exclusividade, e a chegada do modelo 3G pode baixar os preços e ampliar a concorrência.

E não é improvável a idéia de que o iPhone atual continue a ser vendido, ainda mais como uma alternativa mais em conta ao aparelho novo.

Na sua linha de hardware, a Apple já fez mudanças em quase todos seus modelos entre o final de 2007 e hoje. A única máquina que não ganhou atualização foi o Mac Mini, que sempre entra na lista de rumores de extinção pela fabricante. O MacBook Air é uma das novidades mais recentes em hardware, e se vierem novos MacBooks será uma grata surpresa, assim como um MacBook Air com drive óptico.

No software, a Apple deve investir pesado em divulgar o kit de desenvolvimento de software (SDK) do iPhone, com demonstração de aplicativos e sua integração com a loja de programas da Apple. O fato de ser um evento para profissionais também pode abrir uma brecha para o anúncio do próximo Mac OS X (versão 10.6), a ser lançado em algum momento de 2009.

++++
Outro boato forte é a mudança de estrutura do serviço online .Mac, que mudaria de nome e se tornaria um serviço com maior integração ao hardware novo da Apple, como o iPhone, o iPod touch e até mesmo a Apple TV.

Finalmente, existem os boatos quase eternos da Apple e que nunca se confirmam: o lançamento de um notebook estilo Tablet com tela sensível ao toque e, por que não, a fabricação de hardware Apple no Brasil, com milhões de dólares investidos na produção local e sua consequente queda de preços.

Vale lembrar que Steve Jobs adora guardar surpresas na manga, e quase sempre deixa para anunciar "mais uma coisa" no final das suas apresentações, muitas vezes algo inesperado. E, como são boatos, todas as informações acima podem não se confirmar. Fique de olho na cobertura do Mundo Apple na próxima segunda para acompanhar os lançamentos.

E você, o que acha que a Apple vai lançar na próxima segunda durante a WWDC08? Faça suas apostas nos comentários.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail