Home > Notícias

Qualcomm anuncia nova geração de processadores para smartphones

Modelos quad-core rodarão a 2.5 GHz e terão GPU 15 vezes mais poderosa que a usada nos modelos atuais

Rafael Rigues, da PC World Brasil

14/02/2011 às 16h17

Foto:

A Qualcomm anunciou durante o Mobile World Congress uma nova geração de sua família de processadores Snapdragon. De codinome "Krait", ela inclui desde modelos single-core a modelos quad-core rodando a 2.5 GHz equipados com GPUs sofisticadas para jogos e gravação e reprodução de conteúdo em 3D.

Segundo a empresa, os novos processadores serão produzidos com tecnologia de 28 nanômetros e terão desempenho 150% superior aos modelos atuais, com consumo de energia 65% menor. Já a nova GPU Adreno 320 terá desempenho 15 vezes superior às GPUs usadas nos processadores atuais e será capaz de produzir jogos "com qualidade de console" e capturar e reproduzir vídeo 3D em Full HD (1080p).

Mas vai demorar um pouco para todo este poder chegar às mãos dos usuários. De acordo com a Qualcomm, as primeiras amostras do modelo quad-core (batizado de APQ8064) serão entregues aos fabricantes no primeiro trimestre de 2012, o que coloca o lançamento de produtos usando os novos processadores em meados de 2012, na melhor das hipóteses.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail