Home > Notícias

Qualcomm terá chip dual core de 1,5 GHz para smartphones

Novo processador, que chega até dezembro, inclui recurso para reprodução de vídeos em Full HD.

IDG News Service

10/08/2010 às 9h23

Foto:

Após atrasos, a fabricante britânica de microprocessadores Qualcomm começará a enviar seu novo chip dual core Snapdragon para smartphones e tablets no quarto trimestre deste ano.  E os equipamentos com o novo dual-core poderão chegar ao mercado ainda em 2010, informou a empresa na última segunda-feira (9/8).

“A companhia lançará o processador dual-core QSD8672 com núcleos de CPU rodando até 1,5 GHz e compatível com smartphones, tablets e laptops de baixo custo”, disse Mark Frankel, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm . 

“O lançamento deve chegar ao mercado nos produtos que serão lançados no próximo ano, mas alguns fabricantes podem se antecipar e lançá-lo até o Natal”, declarou Frankel.

O novo chip é o sucessor do dual core Snapdragon MSM8660, que começou a ser comercializado no segundo trimestre deste ano. O modelo MSM8660 é  mais lento, com núcleos que rodam a 1,2 GHz. Já o modelo QSD8672 tem maior poder de processamento e é baseado em tecnologia ARM, além de ser fabricado com processo de produção de 45 nanômetros.

A versão QSD8672 inclui o recursos de escala de tensão individual, pelo qual cada CPU pode ser controlada de maneira independente. Quando um núcleo da CPU está ocioso, outro é capaz de operar a plena velocidade, o que pode ajudar a gerenciar melhor o consumo de energia.

Foram incluídos também recursos para reprodução de vídeo em Full HD (1080p), além de interface HDMI integrada (high-definition multimedia interface) e memória DDR2 e DDR3. 

Anunciado em 2008, o Snapdragon foi adotado inicialmente por empresas como Dell e Hewlett-Packard (HP). Atualmente ele é utilizado em smartphones como o Evo, da HTC, e Nexus One, da Google.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail