Home > Notícias

Quanta revê planos e espera vender 40 milhões de notebooks em 2008

Mercado aquecido de PC portáteis faz a fabricante de laptops HP, Dell e OLPC rever para cima sua estimativa de vendas.

IDG News Service/Taipé

29/04/2008 às 9h18

Foto:

Maior fabricante de laptops do mundo, a Quanta Computer aumentou nesta terça-feira (29/04) sua estimativa de vendas neste ano para mais de 40 milhões de notebooks, citando um claro panorama com alta demanda.

A companhia de Taiwan vendeu 32 milhões de notebooks em 2007 e, em outubro, previu que as vendas em 2008 aumentariam para cerca de 36 milhões de unidades. A revisão é sinal da forte demanda em todo o mundo. A Quanta fabrica laptops em nome de todas as grandes companhias, incluindo HP e Dell.

A previsão de venda não inclui o emergente segmento de laptops ultraportáteis. A Quanta também fabrica aparelhos para a fundação One Laptop per Child (OLPC), e pode ganhar contratos com outras empresas agora que o setor de ultraportáteis começa a decolar.

"Não sabemos qual será a demanda por ultraportáteis, então não podemos dar uma estimativa", afirmou C.C. Leung, vice-presidente do conselho e presidente da Quanta, em um evento para imprensa em Kuei Shan, em Taiwan. O executivo espera que a popularidade tanto do XO, da OLPC, como do Eee PC, da Asustek, incentivem a demanda por ultraportáteis.

A companhia está se adaptando suas estimativas à turbulência que economia global está passando em 2008, afirmou Leung. "Parece que haverá algum impacto no mercado de laptops nos Estados Unidos, mas Europa e eu outras regiões estão bem".

As vendas de notebooks da Quanta no primeiro trimestre do ano atingiram 8 milhões de unidades, queda substancial em comparação aos 9,4 milhões de aparelhos no primeiro trimestre de 2007. A companhia espera que a venda de notebooks cresça 10% no próximo trimestre.

A Quanta revelou receita consolidada de 6,78 bilhões de dólares no primeiro trimestre, bem acima dos 4,8 bilhões de dólares registrados no mesmo período de 2007.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail