Home > Notícias

Quase metade das organizações deve investir em TI verde em 2009

Relatório da Forrester Reseach mostra que redução de custos e estratégias politicamente corretas orientam os gastos com TI.

Redação da PC WORLD

07/01/2009 às 17h08

Foto:

Quase metade das mais de mil empresas ouvidas pela Forrester Research a respeito de seus investimentos em 2009 disseram que planejam aumentar ou manter atuais projetos em TI verde. O estudo, feito com empresas globais em outubro do ano passado – quando os sinais da crise que afetam a economia global estavam mais fortes –, mostra a preocupação como o tema já faz parte da estratégia de negócios das organizações, que destinam para isso.

O relatório revela que a proporção das empresas que pretendem ampliar os recursos em TI verde é duas vezes maior do que as que afirmaram que irão reduzir os gastos nessa área.

Segundo a Forrester, a principal razão que leva empresas dos Estados Unidos e adotarem práticas de TI é a que aponta que tais projetos promovem redução de gastos com TI. Já na Europa, Ásia e no Canadá, a adoção de políticas ambientalmente corretas se vinculam à atração de investidores e à melhora da imagem e da marca da organização em questão.

Para Carlos Sacco, diretor comercial da Multimídia Brasil, empresa que distribui com exclusividade no Brasil o Green IT, a combinação de todos esses fatores é que tem orientado a adoção de políticas sustentáveis, mas ressalta que a redução dos gastos com a TI, no final do mês, é um grande atrativo. O Green IT é um software que permite às empresas configurarem o nível de consumo de energia elétrica dos computadores e notebooks conectados na rede.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail