Home > Notícias

Quase metade dos tablets vendidos no Brasil custa menos de R$ 500

Segundo levantamento, aparelhos com sistema Android responderam por 80% das vendas no último trimestre. País fica atrás de Índia e China no ranking mundial

Da Redação

20/12/2012 às 17h40

Foto:

O mercado brasileiro de tablets é dominado por aparelhos Android que custam menos de 500 reais, de acordo com a consultoria IDC. Os dados contrastam com a dominância mundial do iPad, da Apple, que tem preços a partir de 1.750 reais por aqui.

Segundo a empresa de pesquisas, que não informa a fatia de participação do iPad por aqui, as vendas de tablets no Brasil cresceram 127% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período em 2011.

Durante o trimestre, foram comercializados 769 mil tablets no país. Desse total, 46% custam menos de 500 reais e 80% deles usam o sistema operacional Android, do Google, que é aberto e utilizado por diversos fabricantes. Apesar de ser minoria por aqui, o iPad ainda responde por mais da metade do mercado mundial no segmento.

Apesar de significativo em relação ao ano passado, o número de vendas do terceiro trimestre de 2012 no Brasil é apenas 2% maior do que o registrado nos três meses anteriores pela IDC.

A expectativa do IDC é que o mercado brasileiro feche o ano com 2,9 milhões de aparelhos vendidos nesse segmento. Para 2013, a previsão é de 5,4 milhões de tablets comercializados.

Com esse crescimento, o Brasil passou para a décima posição do ranking mundial de tablets – antes era o décimo segundo. Mesmo assim, o mercado local continua muito atrás do líder Estados Unidos, com uma média de 71 tablets vendidos por minutos contra apenas 6 aparelhos comercializados a cada 60 segundos por aqui. Mercados emergentes como Índia, com 7 aparelhos por minuto, Rússia, com 9, e China, com 22, estão todos à frente do Brasil nesse ranking.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail