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Quase metade dos varejistas dos EUA já perdeu dados de clientes

Estudo do Gartner com 50 varejistas mostra que somente três revelaram aos clientes que seus dados foram expostos.

IDG News Service/EUA

26/05/2008 às 10h05

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Quase metade das varejistas dos Estados Unidos já expôs de alguma forma dados de seus clientes e apenas uma pequena parte comunicou o vazamento, reportou o Gartner.

Em um estudo com 50 grandes varejos dos Estados Unidos, o Gartner detectou que 21% estavam certos de que foram vítimas de vazamento de dados. No entanto, somente três dos varejistas divulgaram o incidente.

O Gartner reconhece que o tamanho reduzido da amostra do estudo impede conclusões gerais, mas aponta uma tendência perigosa.

“Dados sensíveis estão sendo roubados e isso não está sendo divulgado”, a analista Avivah Litan.

Para chegar ao número, o Gartner contabilizou ataques de phishing, perda de laptops com base de dados, informações vazadas por pess e invasões por hackers.

Litan disse que quarto dos varejistas foram multados por empresas de cartão de crédito por não atender as regulamentações do setor e outras 11 foram ameaçadas de multa.

O vazamento de dados é a causa de 20% das fraudes com cartões de créditos, segundo o Gartner.

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