Home > Dicas

Quatro aplicativos de produtividade para tablets Android

Edite arquivos do Office, sincronize documentos com a nuvem e crie mapas mentais para organizar suas idéias

Robert Strohmeyer, PCWorld EUA

30/06/2011 às 17h39

Foto:

Há algumas semanas comprei um tablet Acer Iconia A500 para substituir meu iPad da primeira geração (pessoalmente acho que o Iconia tem custo-benefício melhor que o iPad 2, e sou viciado no sistema de widgets do Android). Não é segredo que o Android Market tem uma lista bem pequena de aplicativos otimizados para tablets (232, segundo os próprios usuários), mas ela está crescendo e ainda assim consegui encontrar quatro ótimos aplicativos de produtividade, três deles gratuitos.

Embora os aplicativos que encontrei não tenham sido especialmente projetados para o Android 3.0 “Honeycomb”, eles tiram proveito das telas grandes e fazem ótimo uso da tela de toque. Se você pretende usar seu tablet Honeycomb para trabalhar com documentos, planilhas e apresentações, estes programas são essenciais.

DataViz Documents To Go (Grátis / Pago): Ao contrário da maioria dos aplicativos de escritório para Android, o Documentos To Go em excelente fidelidade de formatação ao lidar com documentos do Microsoft Office. A versão gratuita só é capaz de ler documentos, mas faz isso muito bem. Só por este recurso já vale a pena ter o Documents To Go instalado em seu tablet Honeycomb.

Para criar e editar documentos do Microsoft Office, e sincronizá-los com o Google Docs, você precisará também de uma chave de registro (a DocumentsToGo Full Version Key), que custa cerca de R$ 25. Se você faz uso intenso do Microsoft Office e quer a capacidade de trabalhar com arquivos do Word, Excel ou PowerPoint em seu tablet, o upgrade vale a pena.

Google Docs (Grátis): Finalmente o Google Docs tem um aplicativo próprio, e ele é surpreendentemente bom. Sou um usuário de longa data deste serviço em minha vida diária, graças aos recursos de colaboração que compensam o suporte ridiculamente ruim a arquivos do Word (.DOC), e tentei vários aplicativos que prometiam sincronizar arquivos. Mas nenhum deles chega perto da integração transparente deste aplicativo, que além de tudo é gratuito e fica muito tem na tela grande de um tablet.

Dropbox (Grátis): Meu serviço de armazenamento de arquivos favorito também é um ótimo aplicativo para o Honeycomb. Ele lista os arquivos remotos, mostra imagens e documentos em PDF com precisão e se integra facilmente ao Documents To Go. O app não parece ser otimizado de forma alguma para tablets, mas funciona muito bem na tela grande. 

Thinking Space (Grátis): Os “mapas mentais” ajudam a organizar idéias e estabelecer relações entre elas, e o Thinking Space é um dos melhores aplicativos para esta tarefa. Com uma interface simplificada, ele é compatível com os arquivos XML gerados pelo Freemind, um dos melhores aplicativos para Mind Maps no PC. Também roda em smartphones, mas num tablets ele é incrivelmente superior. Se você usa mapas mentais com frequência e anda pensando em comprar um tablet Android, irá amar esta combinação.

O Android Market ainda tem uma seleção bem esparsa de aplicativos para tablets Honeycomb, mas há vários apps excelentes para smartphones Android que podem demorar para migrar. Em minha experiência eles no geral funcionam bem no Honeycomb, mas é óbvio que não tiram proveito de todo o potencial da tela. Ainda assim, se você puder conviver com esta limitação não ficará sem opções.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail