Home > Dicas

Quatro dicas para melhorar sua vida com o Safari 6

Dicas simples ajudam a melhorar produtividade com a versão mais recente do navegador da Apple. Lista inclui melhorias com Favoritos e lembretes de senhas.

Macworld / EUA

19/12/2012 às 11h26

Foto:

Com qual frequência você usa seu navegador? Se a resposta for “constantemente”, então algumas dicas de seleção podem te ajudar a economizar muito tempo e problemas. Confira abaixo algumas delas para o Safari 6, versão mais recente do browser da Apple.

1- Acabe com a confusão dos seus favoritos

Se sentindo “encurralado” pelos seus favoritos? O primeiro passo é organizá-los em pastas (Bookmarks > Adicionar Pasta de Bookmark). O próximo é arrumar os favoritos dentro dessas pastas. Não é difícil se você usar o Finder para colocá-los em ordem alfabética.

Vá até a sua janela de favoritos (Bookmarks > Mostrar Todos os Bookmarks ou aperte Command+Option+B), e arraste uma pasta da barra lateral dos favoritos para o Desktop. Essa ação copia a pasta para o Desktop, e os conteúdos são separados automaticamente por nome. 

Você não pode arrastar uma pasta diretamente para a barra lateral do Safari; por isso, em vez de fazer isso, solte sua pasta organizada na área de listas da janela Favoritos, e então arraste-a de lá até a barra lateral. Ao contrário do Finder, pastas com o mesmo nome podem existir no mesmo local no Safari, o que signiica que você agora terá duas delas. Após arrumar a pasta organizada no local, apague a original.

2.Compartilhe páginas web de forma fácil por e-mail

O Safari 6 torna simples o processo de compartilhar conteúdos que você vê na web. Clique no novo botão Compartilhar (Share) na barra de ferramentas do Safari 6 para fazer isso de forma rápida. Lá você tem a opção de enviar a página por e-mail, adicionar um favorito, adicionar a página à sua Lista de Leitura, ou enviar um link por mensagem, Twitter, ou Facebook.

dicasafari601.png

Se você costuma enviar páginas web por e-mail, pode achar que esse botão oferece pouca vantagem sobre o submenu Arquivo > Compartilhar (File > Share). Quando você usa esse menu, pode escolher entre enviar uma página por e-mail ou apenas seu link ao apertar a tecla Shift enquanto seleciona. (Se estiver usando atalhos de teclado, aperte Command+I ou Command+Shift+I, respectivamente). Mas não importa como você começa, acaba no app Mail, da Apple, onde pode mudar de ideia sobre como enviar a página web e escolher entre mais duas opções.

No Mail, olhe acima da área da mensagem para ver o menu “Enviar Conteúdo Web Como” (“Send Web Content As”) à direita. Esse menu te permite enviar a própria página da Internet, um link para a página, um arquivo PDF da página, ou uma versão que corresponde ao que você vê na janeja do Leitor (Reader) do Safari (Visualizar > Mostrar Leitor). A versão do Leitor inclui texto fácil de ler, sem anúncios, e artigos de várias páginas agrupados juntos em um único documento. O aplicativo “lembra” da opção que você escolhe para a próxima vez em que for utilizar o comando Compartilhar. Note que a opção Leitor não está disponível para todas as páginas web; se a opção Visualizar > Mostrar Leitor funcionar na página do Safari, você também poderá enviar o conteúdo dessa maneira.

dicasafari602.jpg

3.Consiga o que você quer com cliques modificados nos links

O Safari te permite há um bom tempo clicar em um link com a tecla Command apertada para abri-lo em uma aba. (Esse comportamento padrão é configurado em Safari > Preferências, no painel Abas). O Safari 6 adiciona duas novas opções de cliques em links: clique com a tecla Shift apertada para enviar a página ligada à Lista de Leitura, ou clique com a tecla Option apertada para baixar o conteúdo para sua pasta Downloads. Mas essas são apenas informações básicas.

Aqui vai a dica: olhe a barra de status na parte inferior da janela (escolha Visualizar > Mostrar Barra de Status se não estiver lá) para marcar o que seu clique modificado vai fazer. Essa pequena planilha é especialmente útil quando você está adicionado a tecla Shift à uma janela – ou dando um clique de abrir aba para mudar entre ter o link aberto em primeiro ou segundo plano. Existem muitas opções modificadoras para lembrar. Se você não quiser aprender seus comportamentos de links modificados mesmo com a pequena tabela da barra de status, sempre é possível clicar com a tecla Control apertada para ver uma lista de opções.

dicasafari603.png

4.Reverta sua decisão de “nunca salvar senha”

Você digita uma senha para uma página web, o Safari pergunta se você quer salvá-la, e você clica em “Nunca para esse site”. Mas e se você mudar de ideia? É possível mudar sua decisão porque, apesar de a senha não ter sido salva, sua decisão de “nunca” foi. Vá em Safari > Preferências, e clique na aba Senhas. Selecione o site na lista (ele vai dizer “Senhas Nunca Salvas” na coluna de Nome de Usuário) e clique no botão Remover. Visite a página novamente, e dessa vez deixe o Safari lembrar sua senha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail