Home > Dicas

Quatro dicas para solucionar problemas comuns na iTunes Store

Medidas simples explicam funcionamento da loja da Apple para quem está comprando um novo Mac ou possui mais de uma conta pessoal ou em família.

Macworld / EUA

20/07/2012 às 15h23

Foto:

Entre as muitas dúvidas que recebemos sobre o iTunes, uma grande parte é relacionada à loja iTunes Store. Existem perguntas sobre contas, Apple Ids, e a utilização de conteúdo em mais de uma conta. 

Por isso, separamos cinco das principais questões para te ajudar a usar a iTunes Store sem problemas.

P: Minha mulher e eu temos iPads, e contas separadas no iTunes. Parece que deveria haver uma maneira para um de nós baixar um livro da iBookstore para o iPad e então dar acesso ao outro para baixar o mesmo livro sem precisar pagar duas vezes pela obra. Existe?

Certamente que sim. Apesar de você acessar a iTunes Store com sua própria conta, também é possível adicionar conteúdo da conta da sua esposa. Existem duas maneiras para fazer isso.

A primeira é fazer login com a Apple ID e a senha da sua mulher. Você pode então baixar qualquer coisa na lista de itens comprados dela.

A outra maneira é enviar determinados arquivos para sua mulher, como e-books. Quando ela tentar sincronizá-los (ou tocar música ou vídeos), o iTunes exibirá uma caixa de diálogo pedindo a ela para entrar com a sua Apple ID e senha. Em outras palavras, não há nenhum problema em usar duas contas iTunes Store em um Mac. Uma vez que sua esposa tiver entrado com a sua conta, isso autoriza o Mac dela como um dos cinco aparelhos habilitados a habilitar seu conteúdo. Ela muito provavelmente não precisará fazer isso novamente.

P: Minha filha tem um iPod Touch há alguns anos, e ele sempre foi conectado ao meu Mac, usando minha conta na iTunes Store. Ela recentemente comprou um MacBook Air, e eu gostaria que ela tivesse sua própria conta no iTunes para que ela possa sincronizar o iPod com seu novo Mac em vez do meu. O que posso fazer?

Como falamos na resposta anterior, é possível ter conteúdo de múltiplas contas da iTunes Store em um computador, e sincronizar essas mídias com aparelhos iOS. Tudo que sua precisa fazer é criar uma conta para ela, e então fazer login para baixar novos conteúdos. Além disso, ela pode continuar usando o conteúdo que comprou na sua conta, desde que você digite seu nome de usuário e senha no iTunes para isso.

itunesstore.jpg

P: Minha biblioteca inclui conteúdo (música, na maior parte) comprado com várias contas. Há uma maneira de criar uma playlist inteligente que realize uma classificação usando esse critério?

Existe sim. O app Track Down Purchases (pago), de Doug Adams, pode classificar o seu conteúdo no iTunes pelo nome do usuário responsável pela compra, ou pela conta utilizada. Isso cria playlists regulares, mas você pode usar essas listas como condições em uma playlist inteligente. Como o desenvolvedor avisa em seu site, esse script pode levar um tempo para rodar. Por isso, se você tem uma biblioteca grande e vá tomar um café ou um chá. 

P: Tenho uma conta no iTunes em casa e outra no trabalho. Elas possuem Apple IDs e e-mails separados. Sincronizo um iPad com a conta no trabalho. Gostaria de poder sincroniza-lo com a minha conta de casa em vez do trabalho, mas tenho medo de perder todos os meus apps e músicas comprados ao fazer isso. Há alguma maneira de transferir essas compras para outra conta da iTunes Store?

Como explicado antes, você pode usar o conteúdo de várias contas em um Mac. Mas não é possível consolidar Apple Ids. Muitos usuários adorariam que a Apple permitisse isso, já que simplificaria muito as coisas para você ou famílias com aparelhos da empresa, mas esse não é o caso atualmente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail