Home > Dicas

Quatro dicas para turbinar o iWeb ’09

Acelere o processo de publicação de seus sites com imagens mais leves, mas sem perder a qualidade das fotos

Macworld / EUA

06/07/2010 às 16h06

Foto:

Com o iWeb '09, é possível criar sites atrativos de maneira rápida e prática, mas, às vezes, é preciso conhecer alguns truques para desfrutar dessa agilidade. As dicas a seguir ajudam a poupar tempo na hora de fazer o design, publicar e compartilhar as criações na web.

Otimize  as imagens ao importar
As fotos digitais de hoje, por terem um tamanho maior, podem deixar o processo de publicação mais lento. Para compactar o tamanho dos arquivos em até 60%, mantendo a qualidade da imagem, otimize as fotos ao importá-las para o iWeb. Selecione iWeb, Preferências e escolha a opção Otimizar imagens ao importar.

Ilustre o site com fotos de resolução média
Para conseguir imagens de tamanho ainda menor com pouco esforço, exporte as fotos em resolução média do iPhoto, em vez de arrastá-las diretamente para a página de fotos do iWeb. Esses arquivos menores ainda assim terão boa qualidade no site, proporcionando uploads mais curtos, redimensionando as imagens mais rapidamente e de maneira mais suave no iWeb de Macs mais antigos. Dependendo das fotos, é possível cortar alguns megabytes do tamanho do arquivo.

No iPhoto, organize em um álbum as figuras que serão usadas. Ao selecionar o álbum na barra lateral do programa, vá em Arquivo e Exportar. Na janela que irá aparecer, escolha o tipo de arquivo JPEG e configure a qualidade e tamanho para médio. Exporte as imagens para uma pasta no Desktop e arraste as fotos para o iWeb e organize-as na página.

Utilize arquivos de domínio diferentes para sites maiores
Se o usuário deseja fazer sites maiores com conteúdo de mídia diversificado, é melhor criar para cada um seu próprio arquivo de domínio. Esses documentos menores vão abrir mais rapidamente do que um único arquivo que contenha todos os sites.

Salve o projeto no iWeb e encerre o programa. No Finder, acesse  sua conta, Biblioteca, Application Suport, iWeb. Selecione o arquivo com nome Domain e vá em Arquivo, Duplicar para fazer uma cópia para cada site que for criado.

Mude o nome das cópias de acordo com o conteúdo para diferenciá-las e dê um clique duplo para abrir o arquivo. Apague os outros sites de dentro ou crie um novo site para o projeto, se necessário. Certifique-se de manter o arquivo de Domínio original, se tiver sites que o usuário deseja manter.

 

iwebtela.jpg

Agilidade: ilustre o site com imagens com resolução média para publicar mais rapidamente

 Já que o menu de arquivos do iWeb não oferece um comando para Abrir, é necessário clicar duas vezes em cada arquivo para abri-lo (ao executar o iWeb, ele exibirá o site editado mais recentemente). Contudo, os novos arquivos de Domínio podem ser movidos para um local mais conveniente, de fácil acesso.

 iwebdomain.jpg

Ao duplicar o arquivo de Domínio, grandes projetos são repartidos em pequenos arquivos

4. Importe os vídeos do iMovie salvos na configuração do Mobile
Apesar de ser muito tentador compartilhar vídeos do iMovie na maior resolução possível, arquivos menores são mais rápidos de serem publicados e podem ser vistos em um número maior de dispositivos, incluindo iPhones.

No iMovie, selecione o vídeo e escolha Share, Media Browser. Habilite a opção do Mobile e clique em Publish para exportar o vídeo para o iLife Media Browser. No Web, selecione View, Show Media; clique no botão do Movies e selecione o vídeo da biblioteca do iMovie e arraste o novo vídeo para a página.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail