Home > Dicas

Quatro dúvidas em fotografia digital que também podem ser as suas

Como resolver um céu superexposto, escolher a resolução de impressão, clicar em exposição múltipla e lidar com o formato RAW.

Por Redação da PC World

04/03/2008 às 19h51

FotoDigital_4dicas_150.jpg
Foto:

fotodigital_4dicas_150A popularização das câmeras digitais, cujo preço vem caindo dia após dia, estimulou quem gosta de fotografar a clicar com muito mais assiduidade.

A não ser que o equipamento utilizado traga uma boa variedade de recursos automáticos o que permite ao 'fotógrafo' programar o equipamento para trabalhar adequadamente sob determinadas condições de iluminação, por exemplo, os resultados obtidos nem sempre são condizentes com o que se esperava.

Muitos desses problemas ou dúvidas afetam diversos donos de câmeras digitais, principalmente os modelos compactos. Separamos quatro das dúvidas mais comuns que nos são enviadas para as quais oferecemos a solução.

Formato RAW
Por que ao fotografar usando o RAW minha máquina ignora os ajustes que foram feitos?

Quando a câmera esta configurada para fotografar e salvar as imagens obtidas no formato nativo RAW, ajustes como balanço de branco, correção de cor e formato são ignorados pelo equipamento.

Em compensação, ao se escolher o formato JPEG para salvar as imagens, o equipamento se encarrega de aplicar e registrar todos os recursos selecionados.

Veja também:
> 43 dicas para melhorar fotos digitais
> Dicas para editar fotos

Caso a câmera utilizada permita salvar simultaneamente nos dois formatos, dois arquivos são gerados e as regras acima aplicadas conforme o tipo de arquivo em questão.

++++

fotodigital_4dicas_150Ah! o céu
Muitas vezes quando registro fotos de paisagens descubro que o registro do céu, nas fotos, é todo branco e em nada parecido com a imagem que vi pela câmera ao registrar a imagem. Por que isso acontece e como resolver esse problema?

Em condições normais, uma foto externa tem uma luminosidade muito maior do que qualquer câmera é capaz de capturar em uma única foto. Isso era verdade para as câmeras de filme e permanece nas digitais.

Caso sejam feitos ajustes para que o céu seja exposto de maneira correta, é bem provável que o chão fique subexposto e até escuro. E se a correção fixada tiver como alvo o chão, e quase certeza que o céu ficarrá esbranquiçado.

Uma das formas de compensar essas diferenças é regular a compensação de exposição em dois pontos para baixo (mais escuro).

Para mais dicas sobre exposição consulte nossas dicas para problemas de exposição.

Tamanho da imagem
Qual é melhor opção para que vai imprimir a foto: uma imagem com 1600 por 1065 pixels (arquivo de 899KB) ou uma com 1710 por 1188 pixels e 1,06MB?

Do ponto de vista físico, os dois arquivos são quase iguais. As dimensões diferem em aproximadamente 100 pixels, o que não terá efeito significativo na impressão. Mesmo o tamanho (bytes) dos arquivos em questão também não acarreta grandes diferenças.

Mas como o objetivo é gerar imagens que serão impressas, quanto maior a resolução delas, melhor. Se você possui uma impressora a jato de tinta, divida por 200 o tamanho em pixels de sua foto. Isso lhe dará até quantas polegadas a impressão ficará nítida.

Por conta disso, o tamanho do arquivo não é assim tão importante, se bem que quanto mais informações a imagem tive - leia-se pixels - maior será o arquivo final.

++++
fotodigital_4dicas_150Exposição múltipla
É possível tirar uma série de fotos na mesma imagem? Posso, por exemplo, focar em uma prancha e tirar várias fotos enquanto o surfista faz manobras registrando todos os movimentos em uma única foto?

Nas máquinas de filme, o efeito de sobreposição é conseguido quando se registram várias imagens sem que a câmera avance o filme.

Algumas câmeras digitais possuem o recurso de multiexposição (cheque o manual da câmera). Mas saiba que esse efeito é fácil de reproduzir com um software de edição.

Adicione uma foto em cada camada em seu programa de edição, ajuste a opacidade de cada uma até que forme o efeito desejado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail