Home > Dicas

Quatro maneiras de fazer overclocking em um netbook

Esta categoria de PCs portáteis foi criada pensando em mobilidade. Mas é possível melhorar seu desempenho. Veja como.

René Ribeiro, da PC World

27/10/2009 às 20h20

Netbook_150.jpg
Foto:

Netbook_150Netbook e overclock (conjunto de ajustes de hardware e software para aumentar a frequência de trabalho do processador) são duas palavras que parecem não combinar. Afinal, o netbook foi feito para mobilidade, rodando aplicações mais rotineiras, enquanto o overclock está mais para as máquinas potentes, muitas vezes usadas por  gamers e por quem manipula vídeos ou ainda executa muitos programas simultaneamente, cujo melhor desempenho ajuda reduzir o tempo necessário para realização de determinadas tarefas.

Mas como em informática as regras mudam constantemente, já existem alguns macetes que permitem 'turbinar' esses pequenos computadores portáteis.

O que se verá abaixo foi realizado em um netbook da Asus, fabricante que entrega seus netbooks equipados com um aplicativo chamado Super Hybrid Engine. O utilitário é capaz de aumentar em 10% a frequência de trabalho da CPU. No modelo Eee PC 1101HA, esse ganho ainda é ainda maior, podendo chegar a 30%, caso seja feito um ajuste em determinado parâmetro da BIOS.

Ferramenta SetFSB
Acrônimo para Front Side Bus, o FSB corresponde ao barramento externo (ao processador) e é o responsável pelo transporte de dados entre a CPU e os demais componentes da motherboard.

Acontece que o barramento externo trabalha em uma determinada frequência (varia de processador para processador e também conforme o chipset da máquina). E é aí que o programa SetFSB vai atuar. É uma ferramenta grátis e de código aberto.

setfsb_tela.jpg

O software funciona em qualquer netbook que utilize processador Intel Atom e também em outros tipos de portáteis e até mesmo em desktops. O site do desenvolvedor tem a lista completa das placas-mãe e chipsets suportados.

Os sistemas operacionais suportados são o Windows Vista, 2003, XP, 2000, NT4, Me and 98. Usuários do utilitário relatam que ele também funciona com Windows 7.

Eee PC turbinado
Para os proprietários dos primeiros modelos de netbook Asus, os Eee série 700, há uma ferramenta chamada Eeectl. Também gratuita, permite controlar a velocidade do FSB, assim como a voltagem da CPU – as duas características que você precisa alterar para aumentar ou diminuir o clock do seu processador. O Eeectl também permite que você controle a luminosidade da tela, a velocidade do ventilador e configure hotkeys diferentes.

Para outros modelos é necessário alterar o código. No site My Asus Eee você encontrará as linhas de código que deverão ser alteradas no código fonte do programa. É uma dica para quem já tem intimidade em alterar pequenas configurações. Compatível com Windows XP e Vista, e há relatos de que rode no Windows 7 também.

Gráficos mais rápidos
O chip de vídeo do seu netbook também pode manipular gráficos mais rapidamente e uma forma de fazer isso é como o utilitário GMAbooster, voltado para os chips gráficos da Intel modelos GMA 900, GMA 950, GMA x3100 e GMA x4500. Os dois últimos modelos estão presentes também em notebooks, portanto, se você tiver algum portátil com esses chips, fique à vontade para usá-lo. Compatível com todas as versões do Windows e também Linux, seu uso é extremamente simples: basta executar o programa. O desempenho em gráficos 2D melhora em até 30%; já para gráficos 3D o desempenho melhorou em pouco mais de 10%.

Netbook com Mac OS? Melhore seu poder gráfico
Pode ser um pouco trabalhoso de fazer, mas é possível instalar o Mac OS X em um netbook. Se você já está com o sistema operacional da Apple rodando no portátil, use o programa chamado GMA overclocking para turbinar a parte gráfica de netbook. Trata-se de um ajuste extremamente seguro de ser executado, pois não altera a tensão do chip. Há informações no site de que também funciona com o Snow Leopard.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail