Home > Dicas

Quatro maneiras de lidar com o excesso de informações do Google Buzz

O serviço de integração de redes sociais do Google ainda precisa de alguns ajustes; saiba como controlar melhor seus dados.

Ian Paul, PC World/EUA

22/02/2010 às 19h25

GoogleBuzz-150.jpg
Foto:

GoogleBuzz-150Apesar de todo alvoroço em torno do lançamento do Google Buzz, o serviço ainda não é popular entre os usuários. Especialistas afirmam que essa popularidade só irá aumentar quando o Google melhorar suas funções.

Uma coisa que o Google Buzz ainda não oferece é uma forma de controlar o enorme fluxo de informações de redes sociais que são carregadas na página.

Felizmente, existem diversas maneiras de controlar seus hábitos nas redes sociais, sem precisar abrir mão do Buzz. Selecionamos quatro ferramentas para ajudar você a lidar adequadamente com a enxurrada de informações provenientes dessas redes.

Nutshell Mail
Quer checar suas atualizações do Facebook e Twitter de forma periódica? O gratuito Nutshell Mail gerencia suas mídias sociais e e-mails recebidos na sua caixa de entrada, a intervalos regulares.

O serviço não funciona com o Buzz, mas irá exibir todos os seus updates do Facebook, LinkedIn, MySpace e Twitter. Você também pode checar suas outras contas de webmail, que não permitem encaminhar mensagens, como o Yahoo Mail.

nutshellmail_350.jpg

Por padrão o programa irá enviar atualizações três vezes ao dia, às 8 da manhã, ao meio-dia e às 4 horas da tarde, mas essa configuração pode ser alterada conforme suas necessidades.

Você também pode definir quais informações quer receber. Com o Facebook, você pode optar por receber as notificações de todos seus contatos ou apenas alguns deles. No caso do Twitter, selecionar receber informações sobre quem está te seguindo ou deixou de te seguir, bem como mensagens replicadas.

Esconda os marcadores lidos
Primeiro você precisa configurar os marcadores e filtros para as notificações do Buzz chegarem em sua caixa de entrada no Gmail. Assim que fizer isso, acesse a página do Gmail Labs (no canto superior direito) e habilite a opção “Esconda os Marcadores Lidos”. 

hidereadlabels.jpg

Com essa função ativada, seus marcadores irão desaparecer da coluna do lado esquerdo da sua caixa de entrada, e somente irão surgir quando uma nova mensagem chegr.

Remova a aba do Buzz
Sem precisar remover o serviço do Buzz, saiba que é possível retirar aquela aba para o serviço na coluna do lado esquerdo. Clique na aba Configurações (Settings), no canto superior direito do Gmail, e selecione a aba Marcadores (Labels).

banishbuzz_350.jpg

Encontre o Buzz nos Marcadores do Sistema (System Labels) e clique em Ocultar (Hide). A aba Buzz irá desaparecer da visualização, mas você poderá encontrá-la no menu drop-down Mais (More) na coluna da esquerda.

Verifique sua lista de seguidores
Depois de configurar e organizar seu Buzz, aconselhamos que você reveja cuidadosamente a lista das pessoas que você acompanha no serviço. Caso algum contato gere mais informações do que você capaz de acompanhar ou esteja interessado, pode ser interessante reavaliar seus contatos.

Para fazer isso utilizando o Buzz, acessa a aba Buzz no Gmail e clique em seu nome no topo da janela do serviço. Assim você verá todos os seus contatos e e poderá editá-los por ali mesmo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail